Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Gripe e Covid-19. Campanha de vacinação arranca na segunda quinzena de setembro

20 jun, 2024 - 16:28 • Fábio Monteiro , Anabela Góis

Campanha de 2024 irá incluir um reforço do sistema de monitorização para prever picos de doenças respiratórias.

A+ / A-

A campanha de vacinação para a gripe e Covid-19, para o próximo inverno, vai arrancar na segunda quinzena de setembro. O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pela diretora-geral de Saúde Rita Sá Machado.

Tal como aconteceu no ano passado, a vacinação será feita de forma sequencial, dando prioridade aos grupos de risco, e em função da disponibilidade de vacinas.

A campanha de 2024 irá também incluir um reforço do sistema de monitorização para prever picos de doenças respiratórias.

“Iremos alargar aquilo que é a vacinação contra a gripe com vacina de dose elevada às pessoas com 85 anos ou mais, para além daquelas que residem nos ERPI [Estabelecimentos Residenciais para Pessoas Idosas]. Iremos também ter um investimento maior naquilo que são os nossos sistemas de vigilância para as infeções respiratórias, importantíssimos para conseguirmos perceber aquilo que está a acontecer, e também para nos ajudar a prever algumas daquelas que são as nossas tais e famosas ondas do nosso outono-inverno para os vírus respiratórios”, disse.

Como avançou a Renascença esta quinta-feira, assim como em 2023, será possível receber a vacina da gripe e/ou Covid-19 em centros de saúde e farmácias comunitárias.

No último inverno, menos portugueses optaram por vacinar-se contra a Covid-19 do que o previsto.

De acordo com um estudo feito pela Universidade Lusófona sobre hesitação vacinal, os principais motivos foram: mitos sobre as vacinas; má experiência com a vacina; frustração [por excesso de vacinas].

O objetivo da DGS é vacinar entre 70 a 75% das pessoas com mais de 65 anos e aumentar a vacinação das pessoas entre os 60 e os 64 anos que foram incluídas nos grupos elegíveis no último ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leandro Rocha
    21 jun, 2024 Vila Nova de Gaia 14:50
    Maravilha, mas quem quis se vacinar não conseguiu. Eu tentei, fui à pelo menos 3 farmácias que deveriam ter recebido a vacina, me registrei, mas nunca me ligaram. Nunca chegou nenhuma. Não adianta fazer campanha se não vacinam quem quer se vacinar.

Destaques V+