Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo recorda contributo dos ciganos na construção do país e pede combate às discriminações

24 jun, 2024 - 06:46 • Lusa

Apesar deste "tão antigo relacionamento", segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "prevalecem situações de discriminação, falta de representação e dificuldades de integração que urge combater, nomeadamente nas áreas da habitação e do trabalho".

A+ / A-

O Presidente da República assinala esta segunda-feira o Dia Nacional do Cigano recordando o seu contributo para a construção de Portugal e apelou ao combate urgente das situações de "discriminação, falta de representação e dificuldades de integração" que se mantêm.

"Neste Dia Nacional do Cigano, o Presidente da República reafirma que os ciganos são portugueses, recordando o seu contributo para a construção do nosso país, onde se instalaram e vivem há mais de cinco séculos", pode ler-se numa publicação no site oficial da Presidência da República.

Apesar deste "tão antigo relacionamento", segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "prevalecem situações de discriminação, falta de representação e dificuldades de integração que urge combater, nomeadamente nas áreas da habitação e do trabalho".

"Para isso, será igualmente importante continuar a mobilizar a sociedade civil e os decisores políticos para a efetiva execução de políticas públicas que mitiguem os efeitos da pobreza e da exclusão, como previsto pela Estratégia Nacional para Integração das Comunidades Ciganas", apelou.

O chefe de Estado refere ainda que se associa de novo à evocação do 5.º centenário da perseguição aos portugueses ciganos, iniciativa que irá decorrer em 2025-2026 e que conta com o seu Alto Patrocínio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    30 jun, 2024 Portimão 11:50
    "... recordando o seu contributo para a construção do nosso país, ..." Só falta o marcelo demonstrar onde, quando e de que forma foram esses contributos
  • xico
    24 jun, 2024 lixa 14:31
    Ainda os vai condecorar, pois devem sobrar muitas medalhas em Belém!.......
  • ze
    24 jun, 2024 aldeia 09:15
    Pelos vistos, são os portugueses de Portugal é que saõ os maus da fita, fomos lutar nas ex colónias, morreram centenas de jovens,muitos ficaram por lá enterrados,e agora bem vistas as coisas, deveriamos pagar indemnizações a esses povos, nas "guerras", continuamos a ser os maus da fita, os outros é que fizeram, que ajudaram etc etc...Talvez seja por estas razões que Portugal cada ves tem mais povos de diferentes culturas e nacionalidades, talvez por este andar Portugal deixe de ter o povo português como seu habitante.

Destaques V+