Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Aguaceiros fortes, trovoada e granizo. Estado do tempo vai piorar nas próximas horas

27 jun, 2024 - 21:38 • Redação

IPMA agravou o aviso para laranja em seis distritos do norte e centro do continente.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alargou a 15 distritos os avisos de chuva forte, trovoada e queda de granizo. Ao início da noite desta quinta-feira só escapavam Évora, Beja e Faro.

Para sexta-feira, o IPMA agravou o aviso para laranja em seis distritos do norte e centro: Viseu Guarda, Bragança, Vila Real, Braga e Porto. O resto do continente vai estar todo a amarelo.

Uma situação que resulta da aproximação ao território nacional de uma depressão, explica a meteorologista Ângela Lourenço.

“Entre hoje e amanhã, de facto, o estado do tempo em Portugal continental está a ser afetado por uma região depressionária que está neste momento a sul do território, mas ela está em deslocamento para a Península Ibérica e vai ficar aqui ainda até meio do dia 29”.

Desta forma, é esperado um agravamento do estado do tempo durante as próximas horas: “Hoje e amanhã, mas em particular no dia de amanhã, podem ocorrer aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e que podem ser localmente de granizo. Praticamente todos os distritos vão ter um período mais crítico”, refere ainda Ângela Lourenço, do IPMA.

Os períodos críticos vão ser de curta duração, mas é necessário haver cautela por parte da população. A partir de sábado, porém, a situação deverá começar a melhorar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+