Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Chuva e trovoada. Só Faro escapa ao mau tempo

27 jun, 2024 - 07:23 • Olímpia Mairos

Para esta quinta e sexta-feira estão previstos aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, com possibilidade de rajadas convectivas.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento do estado do tempo em Portugal continental, com precipitação por vezes forte, acompanhada de granizo e de trovoada.

Esta situação de instabilidade deve-se à ação de uma depressão, com expressão em altitude, centrada a oeste da Península Ibérica e que irá deslocar-se para nordeste a partir de sábado, originando assim uma progressiva melhoria do estado do tempo.

Segundo o IPMA, a instabilidade será mais generalizada a partir da tarde desta quinta-feira no interior das regiões Norte e Centro, podendo a precipitação ser por vezes forte, acompanhada de trovoada, ocasionalmente sob a forma de granizo, e com a possibilidade de localmente ocorrerem rajadas fortes.

Devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e possibilidade de rajadas convectivas, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco e Leiria sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00.

Prevendo-se o prolongamento desta situação meteorológica ao longo de todo o dia de sexta-feira, dia em que se espera maior severidade, o IPMA estendeu o aviso amarelo a todos os distritos do continente, à exceção de Faro, até às 21h00.

Já para sábado é esperado um desagravamento significativo do estado do tempo, ainda com ocorrência de precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, mas com menor intensidade, não se prevendo precipitação a partir de dia 30.

As previsões apontam ainda para uma descida de temperatura até dia 29, sábado, com uma gradual recuperação a partir do dia 30, acompanhando a melhoria do estado do tempo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+