Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pais

Ilha de São Miguel recebe exercício internacional de busca e salvamento

05 jul, 2024 - 16:34 • Lusa

A ilha de São Miguel, nos Açores, vai receber na próxima semana um exercício internacional de busca e salvamento, que inclui palestras, "workshops" e exercícios práticos na terra e no mar, informou esta sexta-feira a Marinha Portuguesa.

A+ / A-

O Exercício Internacional de Busca e Salvamento Avançado - ASAREX24 reúne entidades nacionais e internacionais e vai decorrer entre segunda e sexta-feira.

"O objetivo deste exercício é promover a interação, fomentar a cooperação, reforçar o apoio mútuo e proporcionar treino operacional às equipas de busca e salvamento", adiantou a Marinha em comunicado.

Segundo a Marinha, o ASAREX24 visa ainda "aprimorar a coordenação, a proficiência e a qualificação dos militares, militarizados e civis envolvidos em operações de busca e salvamento marítimo".

O programa do exercício inclui palestras, "workshops" e exercícios práticos, a realizar "tanto em terra, como no mar".

Decorrerão palestras no Pavilhão do Mar (Ponta Delgada) e exercícios práticos (entre terça e quinta-feira) que envolvem simulações de diversos cenários de busca e salvamento, incluindo resgate de náufragos, combate a incêndios em embarcações e prestação de primeiros socorros.

O último dia do exercício, na sexta-feira, será marcado por uma demonstração aeronaval de busca e salvamento marítimo, a realizar entre as 10:30 locais (11:30 em Lisboa) e as 12:00, em frente à praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande.

As palestras e os exercícios podem ser presenciados pelo público.

O ASAREX24 é organizado pela Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e do Comando da Zona Marítima dos Açores, em colaboração com a Força Aérea Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e do Comando de Zona Aérea dos Açores, integrando ainda diversas entidades regionais, nacionais e internacionais.

A Marinha Portuguesa lembra na nota que "desempenha um papel crucial na salvaguarda da vida humana no mar".

Em 2023, o MRCC Delgada "coordenou 148 casos de busca e salvamento marítimo, salvando ou assistindo 80 vidas" e, este ano, já coordenou 79 casos, tendo sido "salvas ou assistidas 39 vidas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+