Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Há 25 novos radares de controlo de velocidade em funcionamento

06 jul, 2024 - 06:26 • Lusa

Dos 25 novos radares, 11 são para controlo de velocidade média, segundo a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária.

A+ / A-

Os 25 novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) entram este sábado em funcionamento, 11 dos quais para controlo de velocidade média, segundo a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR).

Os restantes 14 novos radares vão controlar velocidade instantânea.

Os 25 novos radares juntam-se aos 98 já existentes no SINCRO e, entre outros locais, vão ser instalados no IC2 (Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro), A29 (Santa Maria da Feira, em Aveiro, e Vila Nova de Gaia, no Porto), IC1 (Santana da Serra, concelho de Ourique, distrito de Beja), IP3 (Coimbra), EN18 (Évora), EN 125 (Albufeira, Faro), EN 6-7 (Carcavelos e Parede, em Cascais), IC17 (Loures), A43 (Campanhã, Porto) e no IC1 (Poceirão e Marateca, em Palmela-Alcácer do Sal).

A ANSR explicou que os locais dos novos radares (incluindo 37 instalados em setembro de 2023) foram selecionados com base no excesso de velocidade registada naqueles locais, que se revelou relevante para a sinistralidade grave.

Nestes locais, nos últimos cinco anos, perderam a vida 115 pessoas, uma média de 23 vítimas mortais por ano.
No total do sistema SINCRO, a funcionar há oito anos, verificou-se uma "redução significativa" da sinistralidade nos locais onde foram instalados os radares: menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.

A ANSR lembrou que tem adotado uma política de total transparência na localização dos radares, divulgando antecipadamente os locais de instalação destes equipamentos, "maximizando a capacidade dos radares para salvar vidas, nomeadamente através da adoção de comportamentos adequados ao volante".

A este respeito, referiu que a taxa de infração (nº de infrações/n.º de veículos fiscalizados) dos radares foi sempre reduzida - quando comparada com outros radares não publicitados -, com 0,55% em 2018, o que representa menos de seis veículos por cada 1.000 fiscalizados.
Esta taxa continuou a baixar e, nos primeiros cinco meses de 2024, chegou aos 0,29%.

Os 25 novos radares entram em funcionamento no dia em que se assinala o oitavo aniversário do SINCRO.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    06 jul, 2024 PORTUGAL 18:48
    Pelo que vejo, leio, a ANSR tem poderes para colocar os radares onde SÃO NECESSÁRIOS. Ultimamente nas VARIANTES e ESTRADAS municipais da cidade de Vila Real foram colocadas UMAS PLATAFORMAS para redução da velocidade. Como sou proprietário de um veículo automóvel e como tendo sido possuidor de CARTA PROFISSIONAL venho aqui dizer que quem colocou ou mandou colocar aquelas plataformas NÃO SABE ou não QUER SABER que as mesmas só penalizam os CUMPRIDORES. Por outro lado na estrada que liga a CIDADE ao CENTRO HOSPITALAR DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO, junto à saída do IP4 a qual tem um STOP, são ESSES AUTOMOBILISTAS beneficiados, pois os CUMPRIDORES dão TEMPO para que os mesmos ENTREM na faixa de rodagem em direcção ao CHTAD e à Vila de Lordelo. Isto é, os que MANDARAM por essas plataformas OBRIGAM uns a reduzir a velocidade e ao MESMO TEMPO dão tempo para quem DEVE PARAR, possa avançar. Perceberam? Se calhar NÃO perceberam, assim como eu não consigo perceber para que ESTÃO alí COLOCADAS aquelas PLATAFORMAS. Mas HÁ MAIS e em TODAS eu sou OBRIGADO a entrar NELAS com a PRIMEIRA VELOCIDADE ENGATADA. O meu veículo, quando ENGATO a PRIMEIRA VELOCIDADE diz em voz alta, BURRICE. Não sei se é para mim que ele DIZ.

Destaques V+