Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Nove mortes por violência doméstica entre janeiro e março

10 jul, 2024 - 19:21 • Lusa

Trata-se de um aumento de três óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado. Oito das vítimas são mulheres.

A+ / A-

Nove pessoas morreram vítimas de violência doméstica nos primeiros três meses de 2024, indicam dados do gabinete da ministra da Juventude e Modernização revelados esta quarta-feira.

Trata-se de um aumento de três óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado.

Oito das nove vítimas são mulheres, adianta o gabinete da ministra da Juventude e Modernização.

A ministra Margarida Balseiro Lopes já havia dito esta quarta-feira, no Parlamento, que as forças policiais registaram no mesmo período 6.879 casos de violência doméstica, uma média de cerca de 2.300 ocorrências em cada mês, tendo descrito a violência doméstica como "uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos".

Segundo os dados do Ministério enviados à agência Lusa, o número global de ocorrências, representa uma quebra de 1,5% comparativamente com o primeiro trimestre de 2023, quando as forças policiais registaram 6.986 casos de violência doméstica, e uma descida de 0,18% em relação ao último trimestre do ano passado, quando foram feitas 6.973 queixas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+