Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

MetroBus

Portuenses criticam "mamarrachos" desenhados por Siza Vieira e falta de funcionalidade

10 jul, 2024 - 13:49 • Redação

Moradores entrevistados pela Renascença concordam com Rui Moreira. Autarca teceu críticas às estações do MetroBus desenhadas pelo arquiteto Siza Vieira, afirmando que parecem "ter sido feitas pelo Obélix".

A+ / A-

As declarações do presidente da câmara do Porto sobre o formato das estações do MetroBus, desenhadas por Siza Vieira, são secundadas por alguns portuenses entrevistados pela Renascença.

"Aquilo não é bonito. A Avenida Marechal Gomes da Costa, cheia de vivendas, de casas bonitas, ficou cheia daqueles 'mamarrachos' que não têm jeito nenhum", afirmam Beatriz Moreira e Arminda Soares.

As residentes da cidade do Porto preferem o modelo adotado para as estações que estão junto à rotunda da Boavista. "Estes aqui de cima, de facto, têm aquela tampa por cima, mas são mais bonitos, parecem uma paragem. Desta vez eu estou do lado do presidente da câmara”, acrescentam.

Mas o lado estético não é o único problema antecipado pelas moradoras: "A forma de como aquilo foi construído pode trazer mais [pessoas em situação de] sem-abrigo”, acreditam. “Para a zona que é, aquele formato de estação pode criar alguns dissabores."

Rafael Carvalho, de 47 anos, critica também a funcionalidade da obra, pelo facto de as paragens estarem “de costas” para o MetroBus. “O facto de as pessoas terem de se levantar e deslocar para a frente do transporte publico parece que pode incomodar mais do que favorecer a entrada e a saída dos utilizadores”, vaticina.

As obras do novo meio de transporte da cidade Invicta começaram em janeiro de 2023 e é esperado que terminem no final do mês de julho de 2024. A linha ligará a Casa da Música à Avenida Marechal Gomes da Costa e à rotunda da Anémona, entre o concelho de Matosinhos e do Porto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    12 jul, 2024 Braga 14:09
    Essas paragens parecem mais uma gaiola para porcos.Siza Vieira está ultrapassado, Na minha opinião qualquer engenheiro recentemente formado teria uma visão mais modernista e em conformidade com este tempo.As obras de Siza Vieira são feias e desagradáveis.Mas esta é a minha opinião.
  • Avelino Pires
    12 jul, 2024 Porto 08:02
    Se estivéssemos em guerra talvez servissem para alguma coisa

Destaques V+