11 jul, 2024 - 14:57 • Lusa
A Câmara de Lisboa vai criar, através da empresa municipal Lisboa Cultura, um programa de estímulo ao setor dos media, conteúdos e jornalismo, dando uma bolsa a novos projetos jornalísticos "em papel e digital", anunciou esta quinta-feira o presidente da autarquia.
Carlos Moedas falava aos jornalistas nos Paços do Concelho, onde fez um balanço dos projetos e das atividades culturais da cidade, dois meses depois de ter assumido a pasta da Cultura na autarquia.
O autarca revelou que o projeto será apresentado em setembro com todos os pormenores, adiantando agora tratar-se de um programa de "apoio direto aos jornalistas e ao jornalismo clássico no papel e ao digital".
"Não é subsidiar, é apoiar produtores de conteúdos digitais e o jornalismo em si. Será um prémio/bolsa a novos projetos relacionados com a realidade da cidade de Lisboa e projetos culturais", explicou.
Na nota entregue à imprensa, pode ler-se que a iniciativa "assume o compromisso com este setor fundamental para o pluralismo, num momento crítico e de grandes dificuldades".
"Será apresentado um programa estruturado de fomento de novos projetos jornalísticos e projetos para as plataformas digitais, com intervenção de um júri qualificado e sem qualquer intervenção editorial pela Câmara de Lisboa/Lisboa Cultura", pode ler-se na nota.