Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Albufeira do Azibo. Estacionar na Praia da Ribeira vai custar um euro

31 jul, 2024 - 09:40 • Olímpia Mairos

Medida visa controlar a pressão sobre os ecossistemas e a sua integridade ecológica, promover maior segurança e criar uma maior consciência de sustentabilidade ambiental.

A+ / A-

O acesso ao estacionamento na Praia na Ribeira, na albufeira do Azibo, vai passar a ser taxado com o valor de um euro a partir de dia 1 de agosto.

Segundo a autarquia de Macedo de Cavaleiros, a medida visa “controlar a pressão sobre os ecossistemas e a sua integridade ecológica e, ao mesmo tempo, promover maior segurança e criar uma maior consciência de sustentabilidade ambiental”.

“Trata-se de um valor simbólico, de um euro, que pretende sensibilizar os utilizadores para esta nossa preocupação. Vamos avançar gradualmente e iniciar a cobrança pela estância mais frequentada e que, amiúde, fica com os acessos congestionados”, explica o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues.

A decisão - acrescenta o autarca - foi tomada a “bem de todos”, assinalando que esta taxa de acesso vai “ajudar a custear a manutenção dos espaços, a promover o ordenamento rodoviário mais cómodo e seguro, e a incutir uma maior consciência de sustentabilidade ambiental”.

Para já a medida vai ser implementada apenas na praia da Ribeira, mas o objetivo é aplicá-la também à praia da Fraga da Pegada.

De acordo com a autarquia, as duas estâncias de veraneio da albufeira recebem cerca de 400 mil visitantes por época.

A albufeira do Azibo é considerada uma das jóias naturais do Nordeste Transmontano, tem 4.897 hectares e oferece duas praias fluviais com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro há anos consecutivos. Está integrada na Rede Natura 2000 e na Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+