Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ponte medieval descoberta em escavações da Metro do Porto

02 ago, 2024 - 13:50 • Olímpia Mairos

A estrutura tem cerca de dois metros de largura e um comprimento de cinco metros.

A+ / A-
Ponte medieval descoberta em escavações da Metro do Porto. Fotos: Metro do Porto
Ponte medieval descoberta em escavações da Metro do Porto. Fotos: Metro do Porto

A Metro do Porto encontrou um achado arqueológico do século XIII durante a obra do desvio do rio da Vila, no âmbito da construção da Linha Rosa. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Porto Canal que dá conta do elevado grau de conservação da peça.

Em declarações à estação de televisão, o engenheiro responsável pelo traçado da linha circular da Metro do Porto, Pedro Lé Costa, explica tratar-se de “uma ponte medieval que servia de ligação e de acesso ao Porto e que não estava previsto ter resistido durante a expansão da cidade”.

Segundo o Porto Canal, a ponte tem cerca de dois metros de largura e um comprimento de cinco metros.

De acordo com Pedro Lé Costa, foi necessário parar os trabalhos para avaliar se o achado tinha algum interesse, provocando assim uma derrapagem de mês e meio nos trabalhos da Linha Rosa.

“Como veio a verificar-se que tinha, voltamos a proteger o achado para fazermos uma contenção provisória que permitiu dar apoio para se poder remover em segurança”, disse ao Porto Canal.

O achado já foi levantado e encontra-se num estaleiro da Metro do Porto a aguardar a definição do seu destino.

A descoberta foi feita enquanto as equipas trabalhavam no desvio do rio da Vila, a jusante, no cruzamento entre a Rua de Mouzinho da Silveira, Rua de São João e Largo de São Domingos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+