Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Santa Maria. Administração “rejeita” que internos e alunos de 6.º ano estejam a substituir trabalho de médicos especialistas

14 ago, 2024 - 14:55 • Fábio Monteiro

Administração do Santa Maria não recebeu nenhuma "queixa formal" devido a excesso de trabalho.

A+ / A-

A administração do Hospital de Santa Maria “rejeita liminarmente qualquer ideia de que os médicos Internos estão a substituir o trabalho dos seus Especialistas de Medicina Interna”.

A posição da administração, em comunicado, surge na sequência de uma notícia do “Diário de Notícias”, publicada esta quarta-feira, em que médicos internos e alunos de 6.º ano de Medicina relatam condições de trabalho exigentes e horas excessivas de trabalho, ao ponto mesmo de comprometer a formação dos futuros especialistas.

A administração garante que não recebeu “qualquer queixa formal de médicos internos da instituição, em particular da especialidade de Medicina Interna, ou de alunos do sexto ano do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sobre excesso de trabalho”.

Ao “Diário de Notícias”, Gustavo Jesus, delegado da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), atestou as queixas dos internos e alunos.

“Esta realidade é sistémica no SNS. Existe em muitos outros serviços e em muitos outros hospitais e tem de ser resolvida”, disse.

Segundo o delegado, a situação do Santa Maria reflete uma cultura de trabalho excessivo que afeta vários hospitais e serviços do SNS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+