15 ago, 2024 - 10:21 • Jaime Dantas com Lusa
A mulher que, esta quinta-feira, abandonou uma criança de três anos num carrinho de bebé junto à estação de Entrecampos, em Lisboa, foi encontrada pelas autoridades "visivelmente embriagada na via pública".
À Renascença, o comissário Paulo Martins, do comando metropolitano de Lisboa, avança que a mãe terá deixado a criança na avenida 5 de outubro - junto à movimentada estação lisboeta - por volta das 4h00, tendo depois se dirigido para uma pensão onde vive. O alerta foi dado mais tarde (6h00) por um cidadão que passava pelo local.
A mulher foi, de seguida, interrogada na 5ª divisão da 11.ª Esquadra de Lisboa. Fonte da PSP revelou, mais tarde, que a criança "vai ser retirada à mãe", ao abrigo do artigo 91.º da lei de proteção de crianças e jovens em perigo, "uma vez que a mãe não é idónea para ficar com a criança e também não há familiares conhecidos".
Inicialmente, a PSP disse que a criança abandonada era um menino, mas a informação foi corrigida e trata-se de uma menina de 3 anos. A mãe e a criança são de São Tomé e Príncipe, de acordo com a mesma fonte.
Na sequência do alerta foram acionados meios policiais para o local e a criança foi transportada para o Hospital Dona Estefânia por precaução, indicou a PSP, referindo que, quando foi encontrada, estava num estado "normal" de saúde.
Desde o início da manhã que as autoridades estavam a tentar apurar a identidade da criança e dos pais através das imagens de videovigilância de vários estabelecimentos perto do local e traçar o percurso de fuga da pessoa suspeita do abandono da criança.
A criança vai continuar no hospital até que seja dada alta por parte de um médico, explicou a polícia, acrescentando que deverá ser necessário acionar uma linha de emergência para que seja acolhida numa instituição.
[Notícia atualizada às 15h24 de 15 de agosto de 2024 com novos detalhes sobre a progenitora e a correção do sexo da criança]