Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mãe de criança abandonada em Lisboa estava "visivelmente embriagada"

15 ago, 2024 - 10:21 • Jaime Dantas com Lusa

Criança "vai ser retirada à mãe", diz a PSP, "uma vez que a mãe não é idónea para ficar com a criança e também não há familiares conhecidos".

A+ / A-

A mulher que, esta quinta-feira, abandonou uma criança de três anos num carrinho de bebé junto à estação de Entrecampos, em Lisboa, foi encontrada pelas autoridades "visivelmente embriagada na via pública".

"Esteve num bar durante a madrugada e, depois de ter saído do bar, terá deixado a criança na via pública", adianta fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).

À Renascença, o comissário Paulo Martins, do comando metropolitano de Lisboa, avança que a mãe terá deixado a criança na avenida 5 de outubro - junto à movimentada estação lisboeta - por volta das 4h00, tendo depois se dirigido para uma pensão onde vive. O alerta foi dado mais tarde (6h00) por um cidadão que passava pelo local.

A mulher foi, de seguida, interrogada na 5ª divisão da 11.ª Esquadra de Lisboa. Fonte da PSP revelou, mais tarde, que a criança "vai ser retirada à mãe", ao abrigo do artigo 91.º da lei de proteção de crianças e jovens em perigo, "uma vez que a mãe não é idónea para ficar com a criança e também não há familiares conhecidos".

No âmbito da inquirição, o discurso da mulher "não é coerente" e apresenta "ideias dispares cada vez que fala", tendo inclusive começado por dizer que a criança tinha sido raptada.

Inicialmente, a PSP disse que a criança abandonada era um menino, mas a informação foi corrigida e trata-se de uma menina de 3 anos. A mãe e a criança são de São Tomé e Príncipe, de acordo com a mesma fonte.

Na sequência do alerta foram acionados meios policiais para o local e a criança foi transportada para o Hospital Dona Estefânia por precaução, indicou a PSP, referindo que, quando foi encontrada, estava num estado "normal" de saúde.

Desde o início da manhã que as autoridades estavam a tentar apurar a identidade da criança e dos pais através das imagens de videovigilância de vários estabelecimentos perto do local e traçar o percurso de fuga da pessoa suspeita do abandono da criança.

A criança continua no hospital e já foi alvo de uma avaliação médica que "não indicia nenhum cuidado específico", referiu a PSP, acrescentando que a menina, de 3 anos, tem "uma deficiência congénita, uma malformação".
Relativamente à mãe, com idade "à volta de 25 anos", continua a ser inquirida na esquadra e a PSP está a ponderar, juntamente com o procurador de turno do Ministério Público, proceder à detenção através da emissão de um mandado de detenção fora de flagrante delito. A mãe desta criança incorre num crime de exposição ou abandono.

A criança vai continuar no hospital até que seja dada alta por parte de um médico, explicou a polícia, acrescentando que deverá ser necessário acionar uma linha de emergência para que seja acolhida numa instituição.

[Notícia atualizada às 15h24 de 15 de agosto de 2024 com novos detalhes sobre a progenitora e a correção do sexo da criança]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+