Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incêndio na Madeira

Madeira. Mais de 100 bombeiros apoiados por 37 veículos combatem o fogo

17 ago, 2024 - 21:10 • Redação com Lusa

O incêndio ainda ativo está a ser combatido por mais de 100 operacionados, apoiados por 37 veículos. Vários habitantes foram retirados das suas casas este sábado. O fogo deflagrou na passada quarta-feira.

A+ / A-

Mais de 100 operacionais de todas as corporações de bombeiros da Madeira, apoiados por 37 veículos, estão a combater as três frentes ativas do incêndio que deflagrou na passada quarta-feira, indicou o secretário regional da Proteção Civil, este domingo.

Em conferência de imprensa nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, no Funchal, Pedro Ramos adiantou que estão também no terreno, além dos bombeiros, 21 elementos do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, quatro operacionais da GNR e oito viaturas, assim como 11 agentes da PSP apoiados por oito viaturas.

Fazendo um ponto de situação do incêndio, que começou na quarta-feira de manhã no concelho da Ribeira Brava e alastrou no dia seguinte ao município vizinho de Câmara de Lobos, o governante informou que atualmente estão três frentes ativas: Jardim da Serra, Curral das Freiras e Encumeada.

O fogo está a lavrar na zona da Encumeada (Ribeira Brava), onde já foram retiradas ao final da tarde de hoje cerca de 60 moradores das suas habitações, incluindo pessoas com mobilidade reduzida e acamadas que serão acolhidas no centro de saúde daquele município, disse. Desde quarta-feira, o fogo já obrigou à retirada de mais de 100 residentes de várias habitações junto à encosta de Terra Chã e Seara Velha.

No concelho de Câmara de Lobos também foram retiradas cerca de 50 famílias das suas casas, na freguesia do Curral das Freiras, na madrugada de hoje, e numa localidade da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos cerca de 60, durante a tarde.

Pedro Ramos indicou ainda que o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil foi ativado.

Durante a tarde, a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) enviou uma Força Operacional Conjunta para a Madeira. Esta força conta com 76 operacionais da estrutura, lê-se em comunicado. A Madeira vai também receber 80 elementos da Força Especial dos Bombeiros.

Cerca de 50 famílias estão a receber apoio clínico, social e psicológico no Curral das Freiras, na Madeira, depois de esta noite terem sido retiradas das suas habitações devido ao incêndio que atinge a freguesia, indicou o Governo Regional.

O Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram) disponibilizou duas linhas de apoio a todos os utentes da região, uma assegurada pelo serviço de psicologia, com o número 969320140, e a linha de apoio SRS 24h, assegurada pelo gabinete de apoio à família, com o número 800 242 420.

O Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, está a acompanhar a evolução dos incêndios. Em comunicado, o juiz conselheiro acrescenta que tem informado o Presidente da República, que se solidariza com a população.

[Notícia atualizada às 22h22 com a informação sobre os operacionais enviados pela ANEPC]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+