17 ago, 2024 - 12:05 • Lusa
A PSP recebeu, em menos de 10 anos, quase 3.000 denúncias relacionadas com abandono de animais de companhia e identificou mais de 1.200 suspeitos pelo mesmo crime, divulgou este sábado, Dia Internacional do Animal Abandonado, esta polícia.
Num comunicado sobre o Programa Defesa Animal, criado em 2015 e dedicado à proteção animal, principalmente no que se refere ao abandono e maus-tratos a animais, a PSP assinala que desde essa data fez 20 detenções relacionadas com este crime.
Desde 2015 recebeu mais de 2.900 denúncias e identificou mais de 1.200 suspeitos.
O ano com mais denúncias, quase 400, foi 2017. Este ano, segundo dados até 13 de agosto, foram registadas 125 denúncias e identificados 61 suspeitos.
A Direção Nacional da PSP descreve que as sinalizações dos casos de abandono, à semelhança das situações de maus tratos, são realizadas, não só pelas várias Brigadas de Proteção Ambiental (BriPA) adstritas aos vários Comandos Metropolitanos, Distritais e Regionais -- que realizam um trabalho de fiscalização e de resposta a este tipo de denúncias -- mas também através dos Polícias que diariamente asseguram a normal atividade operacional e, regularmente, se deparam com situações desta natureza.
A PSP aproveita para lembrar a existência da Linha Defesa Animal e relata que as denúncias mais comuns recebidas através desta linha de apoio são cães na varanda a ladrar, pátio/logradouro sujo e com odor desagradável, animais presos sem água e/ou comida, passeios de canídeos sem trela, agressividade dos animais, bem como animais que são agredidos de forma violenta como método de educar.
A Linha Defesa Animal passou a ser gerida pela Direção Nacional da PSP, através do endereço de correio eletrónico defesanimal@psp.pt.
A PSP garante que esta caixa de correio é monitorizada 24 horas por dia, todos os dias do ano, recebendo denúncias a nível nacional.
Posteriormente é feita uma triagem e as denúncias são encaminhadas para o comando da área territorial responsável, ou para as entidades competentes para tratar da situação, consoante cada caso, sendo dado conhecimento ao queixoso/denunciante desse encaminhamento.
Já no que concerne ao trabalho realizado pelas BriPA na fiscalização de proprietários de animais de companhia, nos últimos quatro anos foram levadas a cabo mais de 10.222 ações que resultaram na verificação de 5.266 infrações.