06 set, 2024 - 15:00 • Miguel Marques Ribeiro
Uma americana de 26 anos foi resgatada do mar por populares nesta quinta-feira, na zona da Boca do Inferno, em Cascais.
A mulher terá caído de uma arriba enquanto fazia uma caminhada e foi “retirada da água por populares que se encontravam nas proximidades para uma zona rochosa”, informa um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Ainda no local, a vítima teve que ser reanimada pelo INEM e só posteriormente foi transportada para uma unidade hospitalar, acrescenta ainda o mesmo comunicado.
Um homem que se lançou ao mar também sofreu algumas escoriações e teve que receber tratamento.
No Instagram do Mar do Inferno, um restaurante existente nas proximidades, foram publicadas imagens do salvamento, que mobilizou várias pessoas.
É possível ver a mulher a flutuar nas águas enquanto um homem se debate para mantê-la à tona, ainda antes da chegada do barco dos socorros. Outros populares agarram numa corda para ajudar a içar a vítima para um lugar seguro.
As autoridades receberam o alerta “pelas 19h20, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar para uma pessoa inconsciente na água”, diz a Autoridade Marítima.
No local, estiveram elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais e tripulantes da Estação Salva-vidas de Cascais. Foram ainda ativados elementos dos Bombeiros Voluntários de Cascais e do INEM.
A rápida intervenção dos populares, no entanto, revelou-se determinante. “À chegada ao local, constatou-se que a vítima tinha sido retirada da água por populares que se encontravam nas proximidades para uma zona rochosa, de onde foi resgatada pelos elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais e pelos tripulantes da Estação Salva-vidas, em colaboração com elementos dos bombeiros”, refere o comunicado.