Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fogos

Proteção Civil responde a críticas. "Estamos a falar de 260 ignições num só dia"

18 set, 2024 - 15:23 • Vasco Bertrand Franco

A Proteção Civil tem sido criticada por vários autarcas da região norte, devido ao que dizem ser a escassez de meios no terreno.

A+ / A-

Os incêndios na região norte de Portugal têm fustigado dezenas de freguesias. Há várias pessoas desalojadas, várias vítimas a lamentar e muitos hectares de floresta ardida.

André Fernandes, Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, fez ao início da tarde desta quarta-feira um ponto de situação onde garantiu que todos os esforços estão a ser feitos no combate aos incêndios.

“Estamos a falar de 260 ignições num só dia e nós temos de garantir que o ataque inicial funciona. Isso tem vindo a acontecer e vamos reforçando os diferentes teatros de operações por uma questão não só de prioridades, mas também da própria disponibilidade dos meios e do refrescamento. Portanto, nós temos dado essa resposta, mas compreendemos perfeitamente aquilo que são críticas e, por vezes, também sugestões e que nós vamos ouvindo e vamos também incorporando no nosso planeamento”, disse.

O comandante não afasta as críticas dos vários autarcas e lembrou que está a haver um reforço de meios aéreos e de operacionais ao abrigo do sistema europeu de proteção civil. Portugal já recebeu 8 aviões Canadair de combate a incêndios (4 franceses, 2 italianos, 2 espanhóis e 2 marroquinos) e ainda um efetivo de 270 operacionais espanhóis.

André Fernandes abordou a situação em Gondomar, uma das mais críticas do país. O comandante disse que “há meios aéreos a operar em Gondomar” e respondeu ao autarca nortenho: “Obviamente, às vezes, achamos que não temos os meios corretos para fazer face às solicitações. Mas Gondomar acionou também o seu plano municipal de emergência e tem ao seu dispor os meios e também aquilo que é a coordenação existente no plano. A situação é complicada, mas nós vamos sempre reforçando os teatros de operações após a análise e a gestão operacional que é feita.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+