25 set, 2024 - 10:39 • Redação
O Dia Nacional da Sustentabilidade assinala-se esta quarta-feira, 25 de setembro, pela segunda vez. Depois da proposta ser aprovada no Parlamento, em 2023, Portugal tornou-se o primeiro país a assinalar oficialmente a data, reforçando os objetivos traçados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além disso, nos últimos anos, a área da sustentabilidade tornou-se cada vez mais importante nas estratégias das empresas.
Para assinalar o primeiro ano em que se celebra a sustentabilidade a nível nacional, a DECOPROTeste lançou um renovado Portal da Sustentabilidade.
A gestora de projetos e conteúdos da DECO, Elsa Agante, revela que através dessa plataforma, "os consumidores têm toda a informação disponível" sobre produtos, serviços e dicas de melhorar comportamentos, o que lhes permite fazer "escolhas mais sustentáveis". Esses estudos transmitem informação não só aos consumidores, mas também aos clientes.
Noutro ângulo, tudo isto representa ainda "uma força motriz" para o crescimento das empresas no ramo ecológico, permitindo aumentar o investimento em estudos sobre redução de consumos e comportamentos dos consumidores.
"Os consumidores sozinhos não fazem nada, as empresas sozinhas também não, mas todo este conjunto é fundamental", resume a gestora.
O trabalho em parceria abrange não só médias e grandes empresas, no setor do retalho, como também organizações não-governamentais. Algumas das marcas parceiras são o IKEA, a Cidade Ponto Verde, a IRP Portugal e o Eletrão.
Mas porquê o dia 25 de Setembro? "Coincide com a data em que foram lançados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas", revela Elsa Agante. Embora seja apenas um marco simbólico, o objetivo é levar toda a gente a "pensar em sustentabilidade durante todo o ano".
Para assinalar pela segunda vez o Dia Nacional da Sustentabilidade, a DECOPROTeste vai lançar alguns estudos inéditos onde se apresentam comparações entre produtos e se descobrem quais são os "mais e menos sustentáveis".