Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Saúde

Campanha de imunização para o Vírus Sincicial Respiratório adiada

27 set, 2024 - 17:02 • Anabela Góis

O adiamento tem a ver com razões de logística, relacionadas com a disponibilidade para entrega das doses do anticorpo.

A+ / A-

A imunização de bebés para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) deveria começar na próxima terça-feira, mas foi adiada para dia 15 de outubro.

Segundo explica a DGS, o adiamento tem a ver com razões de logística, relacionadas com a disponibilidade para entrega das doses do anticorpo. A imunização – gratuita – pretende proteger 62 mil crianças contra o VSR, responsável por grande parte das infeções respiratórias que levam ao internamento de bebés.

A imunização será dada nas maternidades, públicas e privadas, às crianças que nascerem entre 1 de outubro e 31 de março do ano que vem. Os bebés nascidos entre 1 de agosto e 30 de setembro serão imunizados nos centros de saúde

Com um investimento estimado de 13,6 milhões de euros, a introdução da imunização contra a infeção pelo VSR acontece sob proposta da Direção-Geral da Saúde.

A epidemiologia da infeção em Portugal, o risco acrescido de desenvolvimento de doença grave e hospitalização, assim como a segurança do medicamento, estão na base da decisão de avançar com a imunização.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+