Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Encontro junta guardas prisonais em solidariedade com colegas de Vale de Judeus

07 out, 2024 - 07:17 • Lusa

Guardas de várias cadeias do país são esperados hoje no Encontro de Solidariedade da Guarda Prisional defronte do Estabelecimento Prisional (EP) de Vale de Judeus, onde há precisamente um mês ocorreu a fuga de cinco reclusos.

A+ / A-

Guardas de várias cadeias do país são esperados esta segunda-feira no Encontro de Solidariedade da Guarda Prisional defronte do Estabelecimento Prisional (EP) de Vale de Judeus, onde há precisamente um mês ocorreu a fuga de cinco reclusos.

Segundo o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), presidido por Frederico Morais, esta iniciativa "visa demonstrar a união e o apoio do corpo da guarda prisional aos colegas do EP de Vale de Judeus" e, desta forma, "demonstrar que existem problemas transversais a todos os estabelecimentos prisionais e que afetam a vida de todos" estes profissionais.

"É fundamental demonstrar aos nossos colegas do EP de Vale Judeus a nossa solidariedade", salienta um comunicado do SNCGP, numa altura em que decorrem processos de averiguação interna, de natureza disciplinar, e um inquérito aberto pelo Ministério Público para apurar eventuais responsabilidades de quem estava de serviço na videovigilância no dia da fuga.

O Encontro de Solidariedade, que chegou a estar previsto para 19 de setembro, foi adiado para hoje devido à ocorrência de incêndios florestais que atingiram o país naquela data.

A fuga de cinco reclusos considerados perigosos de Vale de Judeus levou à demissão do então diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa e Gonçalves, que foi substituído interinamente por Isabel Leitão, que já integrava aquela direção-geral tutelada pelo Ministério da Justiça.

A fuga de Vale de Judeus levou a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, que ordenou uma auditoria à segurança das cadeias portuguesas, a ser ouvida recentemente sobre o caso na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a requerimento da Iniciativa Liberal.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+