09 out, 2024 - 09:22 • Olímpia Mairos , com Lusa
O Agrupamento de Escola Doutor Bento da Cruz, em Montalegre, fechou esta quarta-feira as escolas por precaução devido às condições meteorológicas adversas de vento forte e chuva.
Em comunicado dirigido à comunidade educativa, o agrupamento deu contou que, por causa das previsões de vento e chuva fortes, decidiu que hoje não haverá atividades letivas nas escolas deste agrupamento.
Também a Proteção Civil de Montalegre emitiu um comunicado em que informa que "não estão reunidas as condições de segurança para assegurar a realização do transporte escolar".
Já as escolas do concelho de Vila Pouca de Aguiar estão fechadas por causa do mau tempo, que provocou falhas de eletricidade, informou a câmara.
O município de Vila Pouca de Aguiar explicou que, por causa da falha de eletricidade, verificou-se uma impossibilidade de funcionamento da cantina e de outros equipamentos escolares.
A autarquia dá conta ainda da queda de dezenas de árvores pelo concelho, referindo que a circulação na Estrada Nacional 206 (EN206) está muito condicionada, tal como na Autoestrada 24 (24), onde tombou um camião ao quilómetro 48, no sentido Vila Real-Chaves, num local onde o vento se faz sentir com muita intensidade.
O mau tempo também levou ao encerramento de escolas no concelho do Marco de Canaveses, nomeadamente a EB 1, no centro da cidade, que não abriu pelo facto de ter árvores de grande porte.
No distrito de Vila Real, alegadamente por causa do vento forte, um camião tombou no tabuleiro da Autoestrada 24 (A24), ao quilómetro 48, perto de Vila Pouca de Aguiar, estando a causar constrangimentos na situação rodoviária.
Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para esta ocorrência foram mobilizados 16 operacionais e cinco viaturas.