15 out, 2024 - 20:28 • Ricardo Vieira
O ciberataque aos serviços da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) não terá conseguido roubar dados pessoais, avançou esta terça-feira o Ministério da Juventude e Modernização.
"A resolução deste incidente decorre a bom ritmo, e até ao momento não existe evidência de exfiltração de dados pessoais", adianta o Governo, em comunicado enviado à Renascença.
A equipa envolvida na resolução do ataque informático aos serviços do Estado "continua a trabalhar de forma exaustiva" e "prevê-se que que o portal gov.pt esteja totalmente recuperado até às 23h59" de quinta-feira.
A notícia do ciberataque foi conhecida a 10 de outubro, quando a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) "informou que se encontrava com uma disrupção na sua rede em virtude de um ataque informático (ransomware) e, por isso, esteve, preventivamente, indisponível o acesso a diversas plataformas e serviços digitais".
A AMA sublinha que "está a seguir, de forma rigorosa, todos os procedimentos necessários para garantir a reposição dos sistemas de forma segura" e agradece a "compreensão e colaboração de todos os cidadãos e entidades parcerias para minimizar os constrangimentos causados".
Ciberataque AMA
Ficheiro que circula com NIFs e passwords não está(...)
O restabelecimento dos serviços está a ser progressivamente atualizado no site da Indisponibilidade - AMA.
Pelas 20h30 desta terça-feira estavam disponíveis os serviços digitais:
Também estão disponíveis os seguintes sites públicas geridos pela AMA:
Plataformas e serviços para entidades públicas e privadas:
Na página criada na sequência do ataque, a AMA declara que “não vai solicitar, por qualquer canal, informações pessoais para recuperação de credenciais da Chave Móvel Digital (CMD) ou para aceder a serviços”. “Esses eventuais contactos devem ser ignorados pelo cidadão”, sublinha a agência pública.