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Conferência Renascença "Mobilidade nas Grandes Cidades"

Rui Moreira. "A VCI é um pecado original"

15 out, 2024 - 11:42 • Daniela Espírito Santo , João Malheiro

"É preciso perguntar por que é que há um conjunto de automóveis que utilizam a VCI e não deviam", defende o autarca.

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Para o presidente da Câmara Municipal do Porto, a "VCI é um pecado original" e "o Porto dificilmente pode fazer alguma coisa" para o resolver.

"É uma autoestrada que atravessa a cidade, racha e corta. Cria uma trombose em toda a cidade", lamenta.

"Aumentar a capacidade" da via não resolveria, admite o autarca, até porque "a capilaridade da cidade não permite que haja uma expansão da VCI". Moreira acredita, por isso, que as poucas soluções para resolver o problema do congestionamento da Via de Cintura Interna, uma das principais vias de circulação do Porto, poderá passar por impedir certos veículos de passar por lá.

"É preciso perguntar por que é que há um conjunto de automóveis que utilizam a VCI e não deviam", diz.

Portajar as entradas também pode ajudar a resolver. "Em Portugal, criamos portagens nas circulares. Temos de trocar as portagens. É preciso trocar o modelo e olhar ao contrário", admite, defendendo um "estrangular das vias de transporte individual" para salientar os transportes públicos como, por exemplo, o metropolitano.

"Não sei por que vamos construir a Linha Rubi e não usarmos a Ponte da Arrábida. Mas, não sendo possível o metro na VCI, o corredor do meio devia ser usado para transporte público", reitera. "Estou à espera que o ministro diga a solução que tem para a VCI", salienta.

Também Carlos Oliveira Cruz, professor catedrático do Instituto Superior Técnico, defende a ideia de portagens diferentes que taxem segundo o que se circula e retirem pessoas de espaços como a VCI. Durante a conferência Mobilidade nas Grandes Cidades, esta terça-feira, no Porto, defendeu que "temos de urbanizar a VCI". "Que tipo de função vemos na VCI?", questiona.

Para este especialista, a Via de Cintura Interna, no Porto, "é uma visão da década de 80", que atravessa a cidade pelo menos. "É assim que vemos a VCI nos próximos 20 ou 30 anos?", continua. O especialista em infraestruturas de transportes defende algumas soluções para "urbanizar a VCI", como a criação de um "corredor Bus", a "arborização do espaço" ou "diminuir a velocidade média".

Oliveira Cruz assegura que aquela via "tem de perder a função de anel rodoviário" e "passar a ser uma via urbana, estruturante". No fundo, "deixar de ter este perfil de autoestrada".

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  • José Sousa
    20 out, 2024 Porto 17:44
    Todas as alternativas à VCI têm portagens (A41, A4, por exemplo) e a única que não tem é a VCI. Isto faz algum sentido??? Não deveria ser ao contrário???
  • Manuel Jesus
    20 out, 2024 Vila Nova de Famalicão 15:46
    A solução para a vci passa por desviar os pesados desde A1em direção a A3,A4,A28, e vice- versa pela CREP sem cobrança de portagem. Facam isso por 6 meses. Têem que fazer experiências e ver os resultados. Outra situação seria reduzir a vci de 3 para duas faixas depois de Paranhos junto a saida para A3. Reservado assim uma entrada desde A3 para VCI sem necessidade de os condutores terem de parar desde A3. Outra solução seria equipas da PSP em permanência junto dos nós de acesso para em caso de acidente a atuação célere para rápida resolução do acidente. Evitado assim formação de longas filas de tráfego. Isto principalmente nas horas de ponta. Arrábida saída para A28, criar um corredor de via única com separador direto até depois de Leixões. VCI saída A3 outro problema com carros vindos da Areosa e Antas. Solução: anular essa entrada e levala para a circunvalação com a construção de um novo acesso ao Porto sentido Areosa /HSJ. Acabar com os semáforos na Circunvalação junto ao H. São João e construir rotundas . Penso que isto resolverá o falta de mobilidade na Vci. É só as pessoas responsáveis quererem. Agora intalar portagens na VCI é coisa de doidos . É ir para o terreno e analisar. Não ficar sentado em gabinetes a olhar para ecrãs de PCs e dizer coisas sem nexo. Eu utilizo a VCI e vejo o que se passa e dei a minha opinião. Obg pela atenção.
  • Hugo moreira
    20 out, 2024 Mais 12:48
    Colocar portagens na VCI, como sugerido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pode acabar por agravar os problemas de trânsito da cidade, desviando o tráfego para outras ruas e sobrecarregando as vias secundárias. Embora a intenção seja reduzir o número de veículos na VCI, isso poderia causar mais congestionamento no restante da cidade, especialmente em áreas residenciais. Além disso, as portagens poderiam prejudicar aqueles que dependem do carro por falta de alternativas de transporte público, criando desigualdade. Uma solução mais equilibrada seria investir em transportes públicos eficientes e acessíveis. A expansão das linhas de metro e autocarros, aumentando a frequência e cobertura, poderia incentivar mais pessoas a deixarem os carros em casa, diminuindo a pressão sobre a VCI. Outra ideia viável é a criação de faixas exclusivas para transporte público, como corredores de autocarros, o que promoveria o uso de transportes coletivos sem penalizar excessivamente os condutores. Portanto, em vez de portagens, o foco deveria estar em melhorar a mobilidade urbana através de transportes públicos de qualidade e em urbanizar a VCI, transformando-a numa via mais adequada ao contexto urbano do Porto, garantindo fluidez e acessibilidade para todos.
  • Agostinho Salgado
    19 out, 2024 Vila Nova de Gaia - Oliveira do Douro 21:58
    Por muitas voltas que dê-me, nunca irão resolver o problema do trânsito, enquanto não houver um serviço de transportes públicos com capacidade de escoamento local e periférico da cidade do Porto!... Dou como exemplo o meu caso. Trabalho no campo 24 de Agosto, tenho 64 anos e se quiser vir de camioneta, espero no mínimo 1 hora. Agora, façam as contas, 1 hora ou mais de manhã, mais 1 hor ou mais ao fim do dia, vejam bem se é ou não um exagero para quem trabalha, é falando de mim wue fiz um duplo baypasse e não posso andar muito, senão até iria a pé para o trabalho que levo um pouco mais de 45 minutos a chegar ao trabalho, muito menos tempo daxespera da camioneta, e põe esse motivo vou de carro todos os dias para o trabalho!!!...
  • Manuel Borges
    18 out, 2024 Porto 20:48
    A solução na minha opinião passaria pela abolição das scuds na A4 Façam uma experiência durante 6 meses e vão ver a diminuição do tráfego na VCI
  • Mario
    18 out, 2024 Porto 10:39
    Pensadores teóricos. Criar corredores Bus na VCI é de quem não conhece a realidade. Tirar os pesados e criar novos fluxos de saida iram melhorar a circulaçao

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