Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tribunal começa a ouvir gravação de interrogatório de Ricardo Salgado durante fase de inquérito

16 out, 2024 - 08:55 • Lusa

As cerca de oito horas de gravação das declarações do ex-banqueiro serão ouvidas em segmentos ao longo das primeiras sessões do julgamento.

A+ / A-

O coletivo de juízes que está a conduzir o julgamento do processo BES/GES vai começar esta quarta-feira a ouvir a reprodução da gravação de um interrogatório a Ricardo Salgado na fase de inquérito.

As cerca de oito horas de gravação das declarações do ex-banqueiro serão ouvidas em segmentos ao longo das primeiras sessões do julgamento.

Para hoje está também prevista a conclusão das exposições introdutórias dos advogados dos arguidos.

O antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, é o principal arguido no processo BES/GES e responde em tribunal por 62 crimes, alegadamente praticados entre 2009 e 2014.

Entre os crimes imputados contam-se um de associação criminosa, 12 de corrupção ativa no setor privado, 29 de burla qualificada, cinco de infidelidade, um de manipulação de mercado, sete de branqueamento de capitais e sete de falsificação de documentos.

Além de Ricardo Salgado, estão também em julgamento outros 17 arguidos, nomeadamente Amílcar Morais Pires, Manuel Espírito Santo Silva, Isabel Almeida, Machado da Cruz, António Soares, Paulo Ferreira, Pedro Almeida Costa, Cláudia Boal Faria, Nuno Escudeiro, João Martins Pereira, Etienne Cadosch, Michel Creton, Pedro Serra e Pedro Pinto, bem como as sociedades Rio Forte Investments, Espírito Santo Irmãos, SGPS e Eurofin.

Segundo o Ministério Público, a derrocada do GES terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+