Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Medicamentos de distribuidor com atividade suspensa não devem ser comercializados, alerta Infarmed

25 out, 2024 - 16:13 • Lusa

Em causa estão fármacos distribuídos pela empresa romena Escu Pharm SRL.

A+ / A-

Os fármacos distribuídos pela Escu Pharm SRL não devem ser comercializados em Portugal, na sequência da suspensão da atividade desse distribuidor romeno, alertou esta sexta-feira a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed).

Uma circular informativa do Infarmed adianta que a "atividade de distribuição por grosso de medicamentos da entidade Escu Pharm S.R.L.1 foi suspensa após a deteção de não-conformidades com o sistema das boas práticas de distribuição, conforme divulgado pela autoridade competente da Roménia".

Perante isso, as "entidades portuguesas não devem comercializar medicamentos com o referido distribuidor", salienta o Infarmed.

As empresas que tenham adquirido medicamentos a este distribuidor ou que tenham sido contactadas para a sua aquisição, "não os podem comercializar e devem comunicá-lo ao Infarmed", refere ainda o regulador nacional.

O Infarmed lembra também que os medicamentos fornecidos por distribuidores não autorizados devem ser considerados como "falsificados, não estando garantida a sua qualidade, segurança e eficácia, pelo que não podem ser utilizados".

A nível europeu, a atividade de distribuição por grosso de medicamentos está sujeita a uma autorização que é gerida pela autoridade competente do respetivo Estado-membro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+