Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar cumprem "maior manifestação de sempre"

30 out, 2024 - 13:11 • com Lusa

Os profissionais estão em greve às horas extraordinárias. Exigem a revisão da carreira e melhores condições salariais.

A+ / A-

"Uma manifestação histórica, com a presença de mais de 200 técnicos de emergência pré-hospitalar".

O sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar convocou uma greve às horas extraordinárias e concentram-se, esta quarta-feira, em frente ao Parlamento, no dia em que arranca a discussão na generalidade do Orçamento do Estado.

À Renascença, o presidente do sindicato fala de uma manifestação "absolutamente histórica, com a maior presença de sempre de técnicos e trabalahdores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)":

Os profissionais exigem a revisão da carreira e melhores condições salariais.

Rui Lázaro admite que esta "é uma greve sem termo, que só terminará quando não forem apresentadas soluções, que têm que passar pela valorização da carreira técnica de emergência pré-hospitalar e também pela valorização do seu índice remuneratório".

O sindicalista salienta que as saídas de técnicos têm sido uma constante, com oito dezenas a despedirem-se do INEM só em 2023.

O resultado é a ausência de quadros suficientes para satisfazer as necessidades do país, com apenas 721 elementos quando o quadro previsto é de 1.480 técnicos.

A greve dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar abrange apenas as horas extraordinárias, o resto do trabalho urgente e emergente, em horário normal de trabalho, continua a ser garantido em todos os turnos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+