Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vandalismo

Vandalismo em Lisboa. Dez carros incendiados em Benfica (e uma pessoa detida)

30 out, 2024 - 08:47 • Olímpia Mairos , Cristina Nascimento

Presidente da Junta de Freguesia de Benfica enaltece atuação das autoridades que, garante, impediu estragos maiores. Ricardo Marques considera que viaturas incendiadas e zonas onde os atos foram cometidos indicam que a intenção é causar "alarme social".

A+ / A-

Dez viaturas foram incendiadas na última noite em Benfica. A informação inicial avançada à Renascença pela Junta de Freguesia dava conta de nove veículos, mas ao início da tarde a PSP deu conta da existência de um veículo danificado, totalizando dez veículos ligeiros vandalizados naquela zona de Lisboa e afirma ter detido um suspeito da prática do crime de incêndio em flagrante delito.

As ocorrências registaram-se todas em Benfica, mas o suspeito foi detido já na freguesia de São Domingos de Benfica. Acabou por ficar em prisão preventiva.

As viaturas queimadas encontravam-se estacionadas em locais diferentes, nomeadamente, na Estrada de Benfica, perto de um quartel de bombeiros, e nas ruas Barroso Lopes e Julião Quintinha.

Em declarações à Renascença, o presidente da Junta de Freguesia de Benfica enaltece a atuação das autoridades que, garante, impediu estragos maiores.

"Tivemos outra vez uma madrugada muito atribulada, outra vez com uma atuação irrepreensível por parte das forças da autoridade e dos bombeiros, que, desta vez tendo em conta que têm mais meios no terreno, conseguiram não só impedir várias tentativas de vandalismo, através de incêndio em viaturas, como inclusive apanhar um dos indivíduos", adianta o autarca Ricardo Marques.

O presidente da Junta contabiliza "nove carros danificados, alguns deles felizmente hoje não são perdas totais, porque, com a atuação da polícia - que agiu muito rapidamente e conseguiu com os extintores impedir que os fogos alastrassem -, mas não deixam de ser nove viaturas atingidas, algumas delas com perdas totais, outras com danos muito consideráveis, em mais uma madrugada inacreditável".

Ricardo Marques considera que "não será por acaso as zonas escolhidas" para os atos de vandalismo. "São zonas muito pacíficas e o tipo de parque automóvel hoje incendiado são viaturas selecionadas de uma gama já mais elevada. Há claramente aqui uma intenção de criar alarme social e é isso que temos de combater", remata.

[noticia atualizada às 19h30]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jarbas
    03 nov, 2024 leiria 22:45
    Jindungo life matters.
  • Lei e Ordem
    30 out, 2024 Amadora 15:20
    Aposto que o único detido foi solto logo em seguida, ainda os polícias que o detiveram não tinham acabado de escrever o relatório... Assim, é difícil haver respeito pela Autoridade e Lei e Ordem...
  • ze
    30 out, 2024 aldeia 13:39
    mais um meliante preso, depois é apresentado ao juiz, e sai em liberdade com a caução de não poder usar isqueiro.....uma vergonha a que este país chegou, e temos um P.R.que está mais ao lado de imigrantes legais ou não, um governo que pouco faz, uma comunicação social que está do lado dos meliantes,e as pessoas que ficaram sem os seus bens, carros destruidos que ninguém lhos vai pagar e que têm de continuar a pagá-los sem os terem. e "toda a "gentalha" e até deputados da "nação" da extrema esquerda contra a actuação da policia......Com tudo isto, oque se pode esperar?
  • Tania
    30 out, 2024 Lisboa 11:32
    É lamentável, mas na verdade são só pretextos para vandalizar. O que é que queimar viaturas tem a ver a defesa do caso do Odair? Querem marcar posição, então assumam-se em plena luz do dia, sem máscaras! Não é a queimar viaturas pela calada, isso não são atos de coragem...
  • EU
    30 out, 2024 PORTUGAL 10:30
    Deixem-me dizer com todas as letras. O CULPADO disto TUDO é Marcelo Rebelo de Sousa. É o ÚNICO CULPADO, pois com os TIC e TAC que tem falado é de Alguém que não sabe OCUPAR o lugar que OCUPA. Ele é o REPRESENTANTE LEGAL da Constituição da República Portuguesa e ELA diz que Portugal é um PAÍS SOBERANO. E mais não digo porque cabe às Forças de Segurança e da DEFESA NACIONAL protegerem as Pessoas e SEUS BENS. O resto é PALEIO.
  • Puro vandalismo
    30 out, 2024 Benfica 09:06
    Isto já não tem a ver com Odair nenhum, nem isto ou aquilo. Não passa de vandalismo e contra isso é maior vigilância policial, prisões e penas severas.

Destaques V+