21 nov, 2024 - 14:15 • João Pedro Quesado com Lusa
A Linha da Beira Alta vai voltar a receber comboios, mas apenas em parte do traçado. A Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP - Comboios de Portugal anunciaram esta quinta-feira que o serviço de passageiros vai voltar na segunda-feira, dia 25 de novembro, ao troço de quase 84 quilómetros entre Celorico da Beira e Vilar Formoso da Linha da Beira Alta. Os 193 km entre Pampilhosa e a Guarda encerraram totalmente a 19 de abril de 2022 para as obras de modernização do programa Ferrovia 2020, com reabertura anunciada para nove meses depois - o que não aconteceu.
"A reabertura desta ligação decorre da fase mais avançada de execução das empreitadas de modernização da Linha da Beira Alta entre Celorico da Beira e Guarda, que permite assegurar a reposição da circulação de comboios com maiores níveis de qualidade, conforto e segurança ao serviço dos utilizadores do transporte ferroviário de passageiros", disse a Infraestrutura de Portugal em comunicado.
A IP, gestora da rede ferroviária portuguesa, afirmou ainda que as intervenções entre a Pampilhosa e Celorico da Beira estão numa fase adiantada de desenvolvimento.
Orçamento do Estado
Sete linhas continuam em obras em todo o país. O p(...)
No entanto, "em virtude da extensão, características específicas e complexidade técnica dos trabalhos em curso, existe a necessidade de ainda manter interdita a circulação ferroviária neste troço nos próximos meses".
O regresso do serviço de passageiros ao troço entre Celorico da Beira e Vilar Formoso já tinha sido avançado pelo jornal "Público". Na Assembleia da República, numa audição na Comissão de Obras Públicas, o presidente da IP, Miguel Cruz, definiu o primeiro trimestre de 2025 como objetivo para a reabertura total da Linha da Beira Alta.
A Linha da Beira Alta não fechou entre Guarda e Vilar Formoso, mas o troço apenas tem sido usado pelos comboios de mercadorias, já que a CP colocou toda a linha em serviço rodoviário de substituição a partir do encerramento entre Pampilhosa e a Guarda.
Agora, segundo o horário divulgado pela CP, vai haver dois comboios regionais por sentido por dia, com partidas às 12h43 e 17h43 de Celorico da Beira, e às 5h50 e 16h25 de Vilar Formoso.
beira alta À espera que o comboio volte
O encerramento para obras, desde abril de 2022, da(...)
A ligação entre a Guarda e Coimbra continua a ser feita por autocarro, com 12 circulações por dia em cada sentido.
A renovação integral da Linha da Beira Alta faz parte do programa de investimentos Ferrovia 2020, planeado pelo governo de Passos Coelho e lançado pelo primeiro governo de António Costa. A linha encerrou em 19 de abril de 2022 por um período anunciado de nove meses, e devia ter reaberto em janeiro de 2023.
A Infraestruturas de Portugal anunciou, em maio desse ano, que a reabertura aconteceria em novembro de 2023. Esse prazo também foi ultrapassado, sendo depois atirado para junho de 2024, que também não se concretizou.
O prazo original de reabertura desta linha, inscrito no programa de investimentos, era o primeiro trimestre de 2020. O investimento previsto foi de 600 milhões de euros.