21 nov, 2024 - 07:41 • Olímpia Mairos , João Malheiro
O INEM vai ser reforçado com mais uma centena de ambulâncias dos bombeiros para responder à época gripal, confirma à Renascença a Liga de Bombeiros. O objetivo é manter os níveis normais de tempo de resposta e reação durante o pico da gripe.
A notícia tinha sido avançada pelo jornal "Público", que mencionava um despacho do ministério da Saúde que deverá ser publicado em breve.
O Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar, a ser criado em breve, deverá funcionar entre 1 de dezembro e 28 de fevereiro, segundo António Nunes, da Liga de Bombeiros, confirma à Renascença.
Os critérios de seleção dos locais onde será necessário ativar estas equipas, que terão um financiamento próprio, vai ser discutido numa reunião, agendada para sexta-feira, entre a Liga dos Bombeiros de Portugal (LBP) e o INEM.
As novas equipas serão constituídas por dois bombeiros e ambulâncias das próprias corporações, e irão intervir na atividade de emergência pré-hospitalar e no transporte secundário de doentes em sede de transferências inter-hospitalares urgentes, muito urgentes ou emergentes, por indicação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
António Nunes refere, ainda, à Renascença, que há disponibilidade por parte da Liga de Bombeiros em reforçar com mais meios e prolongar o prazo, caso acabe por ser necessário.
A notícia é conhecida no dia em que vão ser ouvidos no Parlamento trabalhadores e o presidente do INEM.
Este é também o dia em que a ministra da Saúde recebe o sindicato dos Técnico e Emergência Hospitalar.
[Atualizado às 11h50 com declarações do presidente da Liga de Bombeiros]