29 nov, 2024 - 13:49 • Isabel Pacheco , Miguel Marques Ribeiro
O presidente do Conselho Nacional de Educação ilibou Fernando Alexandre de responsabilidade em torno da polémica sobre o número de alunos sem aulas.
"Ninguém fez de propósito, com certeza, para que houvesse números errados. Nem eu acredito de maneira nenhuma que o governo tenha usado os números deliberadamente para o que quer que seja", declarou.
À Renascença, Domingos Fernandes reconheceu a dificuldade no apuramento de dados fiáveis, o que terá estado na origem das informações divergentes enviadas ao ministro pelos serviços.
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Fernando Alexandre garante que, se fosse hoje, não(...)
“É uma situação muito fluída, não é uma situação estável. É uma situação que se altera com muita rapidez, porque às vezes há meninos que estão sem aulas, porque a professora, por exemplo, vai ter um bebé, não é? E às vezes demora algum tempo a substituir a professora para esses 3 ou 4 meses”.
Neste contexto, é elevada a probabilidade de "gerar números que depois não são realmente reais".
O responsável pelo órgão consultivo excluiu assim má-fé do ministro da educação. "Um decisor que recebe determinado tipo de números pode tender a acreditar que aquilo é informação fiável, não é?", concluiu.