Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fraude

Fisco alerta: circulam emails e SMS falsos sobre pagamento de dívidas

05 dez, 2024 - 15:40 • Lusa

Emails estão a ser enviados de um suposto "Portal das Finanças IVA". As mensagens falam tanto de arrestos como de dívidas em execução de bens, procurando convencer as pessoas a pagar uma determinada quantia aos autores da fraude.

A+ / A-

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta quinta-feira para o envio de emails e SMS fraudulentos sobre falsos pagamentos de alegadas dívidas fiscais, os quais devem ser ignorados e eliminados.

Num do falsos emails que estão a ser enviados de um suposto "Portal das Finanças IVA", os visados são "notificados" de que foi identificado um "pagamento pendente associado" à declaração de IRS/IRC, sendo-lhes fornecido um link malicioso que, avisa a AT, nunca deve ser aberto.

Já as mensagens falsas que estão a chegar aos telemóveis visam assuntos diferentes - desde arrestos a dívidas em execução de bens - tendo todas em comum a indicação de uma entidade, referência e valor que pretende apenas convencer os destinatários a pagarem uma determinada quantia.

Também nestes casos o Fisco alerta que estas mensagens "são falsas e devem ser ignoradas" pois têm apenas por objetivo "convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos ou a efetuar pagamentos indevidos".

No folheto informativo sobre segurança, a AT aconselha os contribuintes a suspeitarem sempre de links e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas ou SMS, a confirmarem junto da fonte sempre que, através de mensagens eletrónicas de SMS ou de sites, seja pedida qualquer ação ou interação e a apagarem as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+