Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Segurança

Inspeção abriu 21 processos disciplinares a polícias entre janeiro e setembro

10 dez, 2024 - 08:41 • Lusa

No primeiro semestre foram suspensos de oito militares da GNR e de um inspetor do ex-SEF. No terceiro trimestre, um militar da GNR e cinco polícias da Polícia de Segurança Pública foram suspensos de funções.

A+ / A-

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu 21 processos disciplinares a elementos das forças de segurança e expulsou um militar da GNR entre janeiro e setembro deste ano, segundo dados estatísticos daquele organismo.

A informação estatística trimestral da IGAI dá conta de que no primeiro trimestre foram abertos cinco processos disciplinares aos polícias devido à atuação em serviço, no segundo trimestre foram três e no terceiro foram 13, totalizando 21 os que foram abertos nos primeiros nove meses do ano, juntando-se aos 91 que já estavam decorrer neste organismo e que transitaram de 2023.

O organismo que fiscaliza a atividade das polícias concluiu este ano e até setembro 28 processos, quatro dos quais de inspetores do ex-Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que foram remetidos para a Polícia Judiciária.

Destes processos disciplinares, a IGAI propôs a aplicação de sete penas e a outros 16 o arquivamento.

Por sua vez, o ministro da Administração Interna, a quem compete a última decisão sobre a conclusão dos processos da IGAI, decidiu até setembro pela aplicação de 15 penas, uma das quais a separação de serviço (afastamento definitivo) de um militar da GNR, e arquivamentos a outros 15.

As penas aplicadas foram, no primeiro semestre, a suspensão de oito militares da Guarda Nacional Republicana e de um inspetor do ex-SEF. No terceiro trimestre foi expulso um militar da GNR e suspensos de funções cinco polícias da Polícia de Segurança Pública.

Dos processos disciplinares arquivados, cinco dizem respeito a militares da GNR e nove a polícias da PSP.

A informação estatística publicada trimestralmente pela IGAI não avança quais os motivos dos processos disciplinares, nem dos respetivos arquivamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+