Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Preço do bacalhau não deverá baixar com regresso da captura nas águas do Canadá

11 dez, 2024 - 09:19 • André Rodrigues , Olímpia Mairos

Apesar de ser uma notícia positiva, o setor considera que a possibilidade de a frota nacional voltar a pescar nas águas do Canadá não terá repercussão no mercado nacional que utiliza sobretudo bacalhau importado.

A+ / A-

O aumento das capturas de bacalhau pode não ser uma boa notícia para os consumidores portugueses.

Mais de 3 décadas depois - a frota nacional vai poder voltar a pescar bacalhau nas águas do Canadá. Uma notícia que o setor considera positiva, mas que não terá repercussão no mercado nacional que utiliza sobretudo bacalhau importado.

À Renascença, Luís Vicente, secretário-geral da Associação de Armadores de Pesca Industrial, afasta, por isso, um cenário de descida de preços ao consumidor em 2025. Até porque, diz, o cenário é de redução global das quotas de captura.

“A nível mundial, especialmente aqui no Hemisfério Norte, o que esperamos é uma redução das capturas agregadas de todos os países em 2025, portanto não esperaria uma redução de preços por via de aumento de oferta, pelo contrário”, diz Luís Vicente.

O responsável prevê que o preço do bacalhau, enquanto produto pescado, “provavelmente vai aumentar em 2025”.

“Para o setor da pesca não é negativo”, assinala Luís Vicente, defendendo que é preciso “pensar juntamente com os parceiros da transformação e da distribuição o que é que isto significa”.

Para além do acordo sobre a pesca do bacalhau, da reunião de Bruxelas saiu, ainda, a indicação de que Portugal vai poder pescar mais de 18 mil toneladas de peixe em 2025. São mais 560 toneladas do que este ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+