Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Violência doméstica contra homens tem aumentado

11 dez, 2024 - 10:20 • João Malheiro

A APAV confirma que, em dois anos, recebeu mais de 6.500 pedidos de ajuda de homens.

A+ / A-

A violência doméstica contra homens tem aumentado, apesar de cerca de 75% dos pedidos de ajuda ainda serem de mulheres.

Segundo dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), enviados à Renascença, a maioria dos casos de violência contra homens acontece em relacionamentos heterossexuais.

A APAV confirma que, em dois anos, recebeu mais de 6.500 pedidos de ajuda de homens. São mais 17% entre 2022 e 2023.

Mais de 78% das vítimas apoiadas são de nacionalidade portugues. Lisboa e Faro são os distritos em que se realizou um maior número de intervenções.

Segundo os dados, 36,8% das vítimas sofreram de vitimação continuada e 30,8% num período de duração até um ano, sendo que em 43% dos casos o crime ocorreu em casa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    11 dez, 2024 Palmela 11:41
    Isto nao tem importancia" pras mulheres!
  • Como é?
    11 dez, 2024 Direito é igual 11:13
    Pode não haver marcas visíveis de violência física - até porque por questões de genética que o #MeToo obviamente não modificou, a esmagadora maioria das mulheres arriscava uma ida ao tapete, se tentassem agredir fisicamente os homens - mas a violência verbal e psicológica, é constante. E isso também é Violência Doméstica que deixa a sua marca e deve ser denunciada. E punida. Ou há regras para mulheres e regras para homens?

Destaques V+