13 dez, 2024 - 07:43 • Olímpia Mairos
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 141 carteiristas e identificou 341 suspeitos desta prática, entre 1 de janeiro e 30 de novembro de 2024.
Em comunicado, a força de segurança refere que os números registados representam um aumento de 50% das detenções e de 22% de suspeitos identificados, em comparação com o período homólogo de 2023.
A PSP lembra que a quadra natalícia e a passagem de ano originam uma grande movimentação populacional, com especial destaque nos grandes centros urbanos, com maior concentração de pessoas em zonas comerciais, turísticas e em interfaces de transportes públicos, alertando para “a existência de condições para a ocorrência de determinadas tipologias criminais, com especial destaque para os crimes contra o património em geral, designadamente os roubos e furtos a pessoas”.
A força de segurança apela ainda à denúncia de todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha, e relembra que quanto mais célere for esta denúncia, mais depressa serão efetuadas diligências para se chegar à identificação do(s) autor(es) do(s) crime(s).
Na nota enviada à Renascença, a PSP esclarece que, com o intuito de reforçar o combate a este fenómeno criminal, criou em 2018 uma equipa formada por polícias pertencentes à estrutura de investigação criminal, especializados em crimes contra o património.
“Este investimento da PSP, tem permitido aumentar consideravelmente, ao longo dos últimos anos, o número de interceções em flagrante delito de suspeitos da prática deste crime”, assinala.
A força de segurança destaca ainda que no âmbito da cooperação policial a nível internacional, polícias desta equipa têm participado em diversos policiamentos internacionais, destacando o EURO 2024, na Alemanha, o Festival de GENT, na Bélgica, o Festival OKTOBERFEST, também na Alemanha e os Jogos Olímpicos, em França.