Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Índice de Bem Estar

Portugueses consideram que serviços públicos estão a deteriorar-se

16 dez, 2024 - 16:48 • Ricardo Vieira

Indicador de confiança na Polícia atingiu o nível mais elevado em 2023, destaca o IBE.

A+ / A-

A qualidade apercebida dos serviços públicos caiu a pique entre 2020 e 2023, indica o Índice de Bem Estar (IBE) da população portuguesa, divulgado esta segunda-feira.

Este é o pior registo em 12 anos, segundo o IBE do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice de participação eleitoral tem vindo a descer e “assumiu no seu final valores mínimos por comparação com o grupo de países de referência”.

Por seu lado, indicador de confiança na Polícia atingiu o nível mais elevado em 2023, destaca o IBE.

O Índice de Bem Estar da população portuguesa aproximou-se no ano passado do registado em 2019, antes da pandemia, graças sobretudo à evolução favorável dos indicadores de segurança pessoal, educação e bem estar económico.

No período 2004-2023, oito dos 10 domínios que integram o Índice de Bem Estar (IBE) apresentaram evolução positiva, segundo as estimativas do Instituto Nacional de Estatística.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio Lopes
    17 dez, 2024 Lisboa 12:26
    Há quanto tempo se verifica a deterioração dos serviços públicos? Será que é preciso ser-se oftalmologista para ver esta vergonha? Do que esperavam os portugueses, políticos incluídos, quando nos continua a ser imposto a NOMEAÇÃO POR CONVENIÊNCIA POLÍTICA em detrimento do mérito? Aqui está a base de tal deterioração , pois qualquer incompetente e irresponsável é dirigente, mesmo sem mérito nenhum, mas sim, apenas e só por estar filiado no partido que está no poleiro, usando-se assim o Estado em proveito desta gente, muitos apenas e só vêm brincar com as carreiras dos outros, alastrando práticas de péssimos ambientes de trabalho, sem motivação alguma para os outros, e muito menos, sem esperança, estimulo ou outro algo o que, dia após dia, impõe um descrédito total, desmotivação pelo que se faz e um deixa andar, fingindo-se trabalhar, mas sim, apenas e só, um cumprir de horários que em nada dignifica a Administração Pública, motivos mais do que suficientes para que se mude o sistema se não queremos aniquilar o que resta dos serviços públicos, o que é feito com as cumplicidade e conivência dos sindicatos, dos partidos da oposição do PR, do PAS e de todos com responsabilidades diretas e indiretas nesta vergonhosa vergonha nacional desde 1974. Estes são os motivos para que os funcionários públicos andem desde sempre desmotivados, sem confiança nos que os dizem dirigir, os quais, de dirigir nunca souberam, mas apesar disso, e porque há muitos interesses instalados.

Destaques V+