Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Novo aeroporto vai ser muito mais caro do que inicialmente estimado

18 dez, 2024 - 07:15 • André Rodrigues , João Malheiro

Entre os 6,1 mil milhões previstos inicialmente e a proposta da ANA há um desvio de 47%.

A+ / A-

O novo aeroporto de Lisboa deve ficar muito mais caro do que o inicialmente estimado.

Segundo o "Jornal de Negócios", a obra pode custar até 10 mil milhões de euros, segundo o relatório da ANA - Aeroportos de Portugal entregue, esta terça-feira, ao Governo.

Inicialmente, o custo da obra encontrava-se na marca dos 6,1 mil milhões de euros. Agora, a proposta da ANA propõe um mínimo de oito mil milhões de euros, que pode ainda aumentar.

Há cerca de um mês, o ministro das Infraestruturas garantiu, no Parlamento, que o futuro aeroporto não iria custar um euro aos contribuintes. Contudo, entre os 6,1 mil milhões previstos inicialmente e a proposta da ANA há um desvio de 47%.

Os números mais altos podem não ter a ver diretamente com a obra em si, mas com obras acessórias, como acessibilidades.

A proposta da ANA vai ser avaliada nos próximos 30 dias, pelo Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio Lopes
    18 dez, 2024 Lisboa 08:50
    Esta é mais uma imagem de marca das previsões dos políticos, certo é que não ficará pelos 9 mil milhões mas sim muito além dos 10 mil milhões. Não seria melhor pedir ao IPMA tal previsão, aos mesmos que previram o nevoeiro verificado aquando da primeira marcação do Nacional-SLB e agora volta a prever o mesmo nevoeiro para 19/12/2024 à hora do jogo? Certo estou que a exemplo de outros alegados investimentos, também este implica múltiplos interesses, desde logo pelo lugar escolhido, seguir-se-ão a ou as empresas que assumirão a execução da obra, que também elas, nunca cumprem prazos, precisamente com o objetivo de aumentar o valor total da obra, agora não chamar Negócio aos que assim se comportam, chamar-lhe-emos o quê?

Destaques V+