Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

20 dez, 2024 - 13:29 • Lusa

O reforço dos horários nos centros de saúde, previsto no Plano de Inverno por causa do previsível aumento de procura dos serviços de saúde, pretende alargar a resposta nos cuidados de saúde primários para situações não emergentes, evitando idas desnecessárias à urgência.

A+ / A-

Mais de 230 centros de saúde em todo o país estão a funcionar com horário de atendimento complementar e 15 abertos 24horas/dia, segundo dados da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

A DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

Os dados da DE-SNS indicam ainda que 32 unidades estão abertas após as 20h00 ao fim de semana, 48 atendem após essa hora em dias úteis.

Além destas unidades, há centros de saúde com horário de atendimento pós-laboral até às 20:00 e 39 Serviços de Urgência Básica.

Quanto a horários 24h/dia, são 15 os centros de saúde sempre abertos para cuidados não emergentes ao fim de semana e oito nos dias úteis.

O reforço dos horários nos centros de saúde, previsto no Plano de Inverno por causa do previsível aumento de procura dos serviços de saúde, pretende alargar a resposta nos cuidados de saúde primários para situações não emergentes, evitando idas desnecessárias à urgência.

Na informação enviada à Lusa, a DE-SNS apela que os utentes "recorram aos níveis de cuidados recomendados, de modo particular nos momentos de maior procura como o que se vive atualmente", em resultado do aumento das infeções respiratórias e do tempo frio, que pode descompensar doença crónica.

"Esta adaptação da capacidade ao nível dos cuidados de saúde primários pretende responder a uma maior procura da população nos meses de outono/inverno e diminuir a procura dos serviços de urgência em situações não emergentes", sublinha.

A DE-SNS indica ainda que durante o fim de semana estarão em funcionamento 321 centros de saúde em vários pontos do país, recomendando o contacto prévio para o SNS24 para melhor aconselhamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio Lopes
    20 dez, 2024 Lisboa 15:41
    E no mínimo muito estranho o que se vai passando na Saúde. Como se compreende, justifica e aceita que existam m´médicos para o alargamento de horários em 231 Centros de Saúde, sem se saber quais, e há dois meses não exista um Técnico de Saúde para me observar, enquanto utente crónico e de Alto Risco, por me ter sido imposta uma alegada Médica de Família que ainda não conheço, por continuar ausente do serviço? É no mínimo andarem a brincar com a saúde dos outros negando-me assi, o cesso aos cuidados de saúde primários apesar de ser uma das competências do centro de Saúde de Santa Clara/Lumiar assim nunca assumida por uma sua diretora que nos prova diariamente nem as competências do Centro que dirige respeitar e o que dizer dos direitos dos utentes assim postos em causa? Onde estão as vergonha, brio profissional e sentido de responsabilidade de alguém que continua a ser paga para saber dirigir o Centro respeitando a lei e os utentes e nos prova diariamente nunca o ter sabido fazer?

Destaques V+