Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Habitação

Sete concelhos vão baixar IMI para a taxa mínima em ano de autárquicas

21 dez, 2024 - 10:05 • Diogo Camilo

Ao todo, 35 concelhos vão baixar a taxa de IMI para prédios urbanos a partir do próximo ano. Vila Real de Santo António, Nazaré, Mafra e Cartaxo continuam a cobrar a taxa máxima permitida, de 0,45%.

A+ / A-

São 35 os concelhos que vão baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) sobre os prédios urbanos em ano de eleições autárquicas e mais de metade vai cobrar a taxa mínima de 0,3%.

Segundo o Correio da Manhã, com base na informação disponibilizada pelas Finanças e que foi tornada pública pelos próprios municípios, 162 municípios vão manter a taxa de IMI a cobrar no próximo ano, como são os casos de Lisboa e Porto.

Mais de metade das autarquias já comunicaram o valor da taxa a pagar pelos proprietários em 2025, com Vila Real de Santo António, Nazaré, Mafra e Cartaxo a decidirem cobrar a taxa máxima de IMI (0,45%).

Já Ílhavo, Vidigueira, Faro, Coruche, Palmela e Portalegre decidiram descer o IMI para o mais baixo possível em ano de eleições autárquicas.

Para 2025, o Governo prevê uma receita de IMI de 1,56 mil milhões de euros, mais 1,3% do que o previsto no Orçamento do Estado para este ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+