Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Associação de Diretores de Escolas Públicas desconhece casos de abusos sexual

23 dez, 2024 - 10:07 • Ana Fernandes Silva

Filinto Lima pede "proatividade às famílias para detetar estas situações". Três professores foram suspensos por abuso sexual sobre alunos no primeiro período.

A+ / A-

A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep) desconhece que haja casos de abuso sexual nas escolas.

Em resposta à Renascença, que esta segunda-feira dá conta da suspensão de três professores no quadro de alegado abuso sexual de alunos no primeiro período letivo, Filinto Lima refere que não tem conhecimento destas "situações, que são tratadas pelas escolas, que reportam o processo disciplinar".

O presidente da Andaep defende que, "mesmo que o número de denúncias fosse zero, devemos estar sempre alerta em relação a este tipo de situações".

"As escolas têm medidas proativas para evitar este tipo de casos, como por exemplo, os serviços de psicologia e orientação, que são formados por técnicos especializados, desde psicólogos até assistentes sociais, fazem um serviço proactivo muito importante", diz.

Ainda assim, Filinto Lima apela "à proatividade das famílias para detetar estas situações", porque "muitas vezes as denúncias surgem dos próprios familiares ou de pessoas amigas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+