Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Reportagem

Greve do lixo. Há sacos por recolher, caixas de cartão e sente-se o cheiro

26 dez, 2024 - 07:15 • Tomás Anjinho Chagas

Efeitos da greve dos trabalhadores do lixo começa a sentir-se já durante a manhã desta quinta-feira, em vários pontos da cidade de Lisboa.

A+ / A-

Começam a sentir-se os efeitos da greve dos trabalhadores da recolha do lixo da cidade de Lisboa.

Durante a manhã desta quinta-feira, a Renascença testemunhou dezenas de caixotes do lixo que já não fecham porque a quantidade de sacos no seu interior não permite.

Em alguns casos, a falta de espaço dentro dos contentores levou as pessoas a deixar os sacos pousados cá fora. O cheiro já se sente em alguns casos.

A greve dos trabalhadores começou esta quarta-feira, dia 25 de dezembro, e foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa e pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional. Esta quinta-feira é cumprido o primeiro dia de greve de 24 horas, que vai estender-se até sexta-feira, dia 27 de dezembro.

A adesão à greve de trabalhadores da higiene urbana em Lisboa rondou os 80% esta quinta-feira, segundo referiu fonte do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, à Renascença.

A Câmara de Lisboa conseguiu forçar os sindicatos a cumprir serviços mínimos durante estes dias (cerca de 35% do trabalho de um dia normal), mas as organizações sindicais avançaram com uma providência cautelar para contornar esta imposição. É ainda incerto como vai decorrer a recolha do lixo.

Dias antes desta greve, Carlos Moedas, em declarações à SIC Notícias, assumiu que a greve ia ser "caótica" e insinuou que há motivos politico-partidários por trás desta paralisação. As eleições autárquicas realizam-se em setembro de 2025.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Superior interesse
    26 dez, 2024 Publico 14:00
    Todos aqueles que faltarem aos serviços mínimos, devem ser sancionados e de maneira que não deixem dúvidas, a não ser que o Tribunal aceite a tal providência cautelar - que pode ser ultrapassada se for declarado "superior interesse público.

Destaques V+