Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Saúde

Erro de registo levou SNS24 a encaminhar crianças para urgência fechada

27 dez, 2024 - 20:58 • Alexandre Abrantes Neves , João Pedro Quesado

Dez doentes foram encaminhados para hospital de Torres Vedras, que tinha a urgência pediátrica fechada.

A+ / A-

Foi um erro de registo por parte da Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste que levou o SNS24 a encaminhar crianças para a urgência pediátrica de Torres Vedras no dia de Natal, quando esta estava fechada. A explicação foi dada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) num comunicado, esta sexta-feira.

A responsabilidade do erro é atribuída a um funcionário, responsável por ser o interlocutor entre o hospital e o serviços do SNS24, através da plataforma Sistema de Dados Mestre (SDM) do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"O interlocutor do SNS 24 daquela ULS informou ter efetuado a alteração do horário semanal na 2ª feira, dia 23, tendo recebido no mesmo dia, às 9h46 um email automático, emitido pela plataforma, confirmando a informação submetida, onde se constata que, no feriado, dia 25, a urgência estaria aberta", dizem os SPMS, que apontam que "no mesmo dia", depois das 12 horas, "foi enviada uma comunicação com o reforço de informação a todas as ULS, pela equipa da SPMS que gere a plataforma SDM@SNS a alertar sobre as regras de parametrização dos horários das entidades, para os dias de tolerância de ponto e feriados".

"Assim, uma vez que, do quadro a preencher com a informação para a semana a iniciar a 23 de dezembro da plataforma SDM@SNS, não consta a linha do feriado como preenchida, a plataforma assumiu que a urgência estaria aberta no feriado, dia 25 de dezembro", explicam os SPMS.

O caso foi avançado pela "SIC Notícias" esta quinta-feira. Segundo os SPMS, foram encaminhados 10 doentes para a urgência pediátrica do Hospital de Torres Vedras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+