Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sismo de 3,7 na escala de Richter registado em Vendas Novas

27 dez, 2024 - 13:48 • Daniela Espírito Santo , Pedro Mesquita

Habitantes sentiram o abalo, mas não há registo de estragos.

A+ / A-

Um sismo de 3,7 na escala de Richter foi registado esta sexta-feira, na zona de Vendas Novas.

De acordo com o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o abalo foi registado às 13h39 desta sexta-feira. O epicentro localiza-se a norte-nordeste de Vendas Novas, com uma profundidade de 18 quilómetros.

A Renascença sabe que habitantes de Vendas Novas sentiram o abalo que, porém, não terá causado quaisquer danos.

Duarte Consciência, residente em Vendas Novas, relata à Renascença o que se sentiu na última hora em Vendas Novas.

"Senti o abanar do chão. Estava em casa dos meus pais e até os móveis mexeram", conta.

Também o Google Trends regista um pico de pesquisas pela palavra "sismo", em Portugal, por volta da mesma hora em que se registou o abalo.

Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo "não causou danos pessoais ou materiais", mas foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Montemor-o-Novo (Évora)".

"Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Mora, Redondo, Vendas Novas (Évora), Leiria (Leiria), Arruda dos Vinhos, Cascais (Lisboa) e Coruche (Santarém)", é dito.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência e Proteção Civil disse à Lusa haver relatos de pessoas que sentiram o sismo, que "não causou danos nem feridos".

[Notícia atualizada às 14h20 de 27 de dezembro de 2024 para acrescentar um depoimento]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+