Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Inquilinos culpam senhorios por perda de apoio à renda

30 dez, 2024 - 11:01 • Jaime Dantas

Vários beneficiários estarão a deixar de receber o apoio depois de serem obrigados, por iniciativa dos senhorios, a assinar novos contratos de arrendamento, que não estarão a ser "comunicados à Autoridade Tributária".

A+ / A-

A Associação de Inquilinos Lisbonenses culpa os senhorios pela perda de apoio à renda de alguns beneficiários.

Em causa a notícia do "Público" desta segunda-feira, que dá conta de que vários inquilinos estarão a deixar de receber o apoio depois de serem obrigados, por iniciativa dos senhorios, a assinar novos contratos de arrendamento. Isto acontece, muitas vezes, para que os senhorios possam aumentar o valor das rendas acima do limite permitido por lei caso o contrato existente fosse renovado.

À Renascença, o presidente António Machado denuncia que estes acordos "não são comunicados pelos senhorios à Autoridade Tributária (AT)".

"Não tendo conhecimento do novo contrato, a AT informa o IHRU, que informa por sua vez a Segurança Social de que esse inquilino deixou de ter direito ao apoio", explica.

Isto acontece porque os senhorios "não querem pagar impostos sobre as rendas", denúncia o responsável da associação, que condena o governo por não "regular e fiscalizar o mercado".

Segundo a Inspeção Geral de Finanças, 60% dos contratos de arrendamento não são comunicados ao fisco.

"Enquanto as coisas continuarem assim, as vítimas serão sempre os inquilinos", lamenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+