Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vistos “gold” sujeitos a novas regras a partir de quinta-feira

02 set, 2015 - 16:07

Com esta revisão termina a suspensão em vigor após vários casos suspeitos de corrupção. Entre Outubro de 2012 e Julho de 2015 foram atribuídos 2.430 vistos.

A+ / A-

As novas regras para atribuição dos chamados vistos “gold” vão entrar em vigor esta quinta-feira. Com esta revisão legislativa termina a suspensão em vigor desde Julho.

As mudanças às autorizações de residência por investimento estrangeiro foram publicadas esta quarta-feira em “Diário da República”.

Com o novo diploma, ficam agora definidas regras sobre o tempo de permanência em Portugal e a realização de consultas sobre o investidor, bem como um manual de procedimentos a que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deve recorrer para emitir vistos de residência.

Antes deste manual, as regras eram decretadas por despacho ministerial, mas os sucessivos escândalos de corrupção associados ao caso levou o Governo a decidir que passariam a estar incluídas em decreto.

Entre 8 de Outubro de 2012 e 31 de Julho de 2015 foram atribuídos 2.430 vistos “gold”, dos quais dois em 2012, 494 em 2013, 1.526 em 2014 e 408 este ano.

O investimento total até final de Julho era de 1.474 milhões de euros, dos quais 143,6 milhões de euros por transferência de capital e 1.330 milhões de euros com a compra de imóveis.

De acordo com dados públicos, 2.299 vistos foram atribuídos pela compra de imóveis, 128 por via do requisito da transferência de capital e três pela criação de, pelo menos, 10 empregos.

A China é líder na atribuição de vistos dourados (1.957), seguida do Brasil (87), da Rússia (79), da África do sul (60) e do Líbano (36).

As alterações à atribuição dos vistos surgiram depois da investigação policial “Operação Labirinto”, em Novembro do ano passado, que levou a prisão preventiva de cinco de 11 arguidos por alegada corrupção, num processo que culminou na demissão do ministro da Administração Interna do cargo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+