Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa rejeita caridade de Passos com lesados do BES

13 set, 2015 - 15:59

Líder socialista critica o entendimento “de que estas coisas dos mercados não têm nada a ver com os governos e que os governos podem lavar as mãos como Pilatos”.

A+ / A-

O secretário-geral do PS criticou a promessa de Pedro Passos Coelho de uma subscrição pública para auxiliar os lesados do BES, recusando voltar a um país onde o acesso aos direitos fundamentais "dependa da caridade do primeiro-ministro".

"Não foi uma gafe o que o primeiro-ministro disse ontem, foi mesmo a tradução do seu pensamento profundo. O entendimento de que estas coisas dos mercados não têm nada a ver com os governos e que os governos podem lavar as mãos como Pilatos quando os mercados desregulados lançam aqueles que confiam no funcionamento das instituições e lesam aqueles que confiam as suas poupanças à especulação e depois se vêem traídos", disse António Costa num almoço de pré-campanha que junta em Matosinhos mais de duas mil pessoas.

O secretário-geral do PS criticou assim a promessa feita no sábado por Pedro Passos Coelho, que se disponibilizou para organizar uma subscrição pública para auxiliar os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) que não tenham recursos económicos para recorrerem aos tribunais, e garantiu que os socialistas rejeitam voltar a um país onde o acesso aos direitos fundamentais "dependa da caridade do primeiro-ministro".

António Costa deixou um apelo claro à mobilização de socialistas, militantes e "todos aqueles que não sendo do PS e nunca tendo sido do PS percebem que desta vez o que está em causa não é uma mera alternância de caras no Governo".

"O que está em causa é enfrentarmos uma direita que no seu radicalismo ideológico está disponível para pôr em causa tudo aquilo que julgávamos que já ninguém poria em causa alguma vez em Portugal, que é a natureza pública da escola, o Serviço Nacional de Saúde, o sistema público de pensões e o acesso à justiça sem restrições porque o acesso à justiça tem que ser garantido a todos tal como a habitação, tal como a saúde, tal como a educação, tal como qualquer direito fundamental", alertou.

O secretário-geral do PS garantiu que "continuando no mesmo caminho vai prosseguir-se nesta trajectória de desemprego, de agravamento da pobreza, de não crescimento", sendo a alternativa a esse caminho "o PS, o partido da mãozinha".

António Costa garantiu que para os socialistas, o acesso à educação, à saúde, a garantia da segurança social e o acesso à justiça "não depende de uma subscrição pública, são direitos fundamentais de cada cidadão que cumpre ao Estado assegurar e não distribuir nem por caridade, nem por subscrição pública".

Criticando Passos Coelho por estar "disponível para organizar uma subscrição pública e generosamente dar do seu próprio dinheiro", o cabeça de lista do PS pelo círculo de Lisboa deixou o aviso de que "quando se começa a entender que um direito fundamental como o acesso à justiça se resolve com base na esmola é só um começo".

"Porque depois da justiça vem a escola, depois da escola vem a saúde, depois da saúde vem a segurança social porque verdadeiramente o sonho desta direita é podermos voltar ao antigamente, onde cada um estava entregue à sua sorte e à sorte das condições que estavam marcadas à sua nascença", afirmou.

Costa voltou a insistir que o actual Governo vai ficar na história como o primeiro que vai cessar funções a deixar um PIB menor do que aquele que herdou e recordou que é preciso ter ciente é que a receita que a direita aplicou, falhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    24 fev, 2016 Custoias 22:53
    Tenho assistido aos maiores desfalques, vigarices e roubos quando à gente de direita no poder, porque será?
  • Vitor Lopes
    17 fev, 2016 Lisboa 14:33
    O Costa não pode esquecer que fez parte do governo de Sócrates, que levou o país quase à ruina
  • antonio sousa
    23 set, 2015 vila pouca de aguiar 10:55
    Para o sô Costa, como para o sô Teixeira dos Santos, os banqueiros roubam e o zé tuga deve pagar! Basta seu ordinário! Tenho pago 3,5% só para o caso BPN e agora o PS quer NACIONALIZAR o BES NOVO BANCO para todos pagar-mos?
  • Joao Paulo
    16 set, 2015 lisboa 17:49
    Mario Soares JN, 28 de Abril de 1984 “[O desemprego e os salário em atraso], isso é uma questão das empresas e não do Estado. Isso é uma questão que faz parte do livre jogo das empresas e dos trabalhadores (…). O Estado só deve garantir o subsídio de desemprego”.
  • carlos
    14 set, 2015 lisboa 01:16
    Costa, não te esqueças que o ps governou até junho de 2011. é melhor refazeres as contas do pib. por que nao pagas tu aos lesados do bes, o salgado nao era amigo do ps
  • João
    13 set, 2015 Baixa da Banheira 23:14
    Ainda não consegui perceber . As pessoas , tinham assim tantas poupança , e o que queriam ,Mais?
  • Mera propaganda
    13 set, 2015 lx 22:43
    Pois é .espero que não cometa o mesmo erro que a governação PS que obstinadamente nacionalizou o BPN, trazendo para todos um divida que estamos a pagar de um banco meramente de investimentos. Pior nacionaliza os passivos e os activos ficaram para quem comprou o banco. O Antonio Costa não representa o melhor exemplo em defesa dos interesses nacionais. Mera propaganda barata....
  • Ainda não há comentários? Os tipos da RR andam a passo de caracol...
    13 set, 2015 18:30
  • fernando ferreira
    13 set, 2015 LIsboa 17:58
    Passo é 1º Ministro. É um péssimo 1º Ministro. Mas é. O que não é e nós não lhe pagamos para ser é organizador de peditórios publicos. Os lesados do BES têm que ser indemnizados. Pois para além ede terem sido enganados por Salgado também o foram por Passos, Maria Luis e Cavaco.
  • 13 set, 2015 17:56
    Ainda bem que o Sr Costa defende as ideias marxistas, é bom que diga de que lado está. Não faço ideia do que se passou no BES, porque eu sou daqueles que só ganho 1,5% de juros. MAs conheço de muitos que se gabavam de ganhar 10%. Não sei onde eles tinham o dinheiro, mas o meu quando eu o quiser de volta vou à CAIXA.

Destaques V+