Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente recebe António Costa na segunda-feira

09 out, 2015 - 13:13

É mais uma reunião para análise dos resultados eleitorais.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República vai receber na segunda-feira, às 16h00, o secretário-geral do PS, António Costa, segundo a agenda do chefe de Estado divulgada esta sexta-feira.

O encontro, que terá lugar no Palácio de Belém, realiza-se seis dias depois de Cavaco Silva ter recebido o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Após o encontro com Passos Coelho, o Presidente da República fez uma comunicação ao país onde anunciou que encarregou o líder do PSD de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma "solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país".

Cavaco Silva reiterou também que não se substituirá aos partidos no processo de formação do Governo, mas sublinhou que este "é o tempo do compromisso", no qual a cultura da negociação deverá estar sempre presente.

De reunião em reunião

No dia seguinte ao encontro com o Presidente da República, Passos Coelho assinou com o presidente do CDS-PP um acordo de Governo e colaboração mútua, no qual propõem ao Presidente da República um executivo de coligação entre os dois partidos, liderado pelo actual primeiro-ministro.

Na cerimónia de assinatura do acordo, o líder do PSD, e actual primeiro-ministro anunciou que iria reunir-se com o secretário-geral do PS para promover "uma cultura de diálogo, de compromissos" que assegure "estabilidade para governar".

O encontro entre Passos Coelho, Paulo Portas e António Costa realizou-se esta sexta-feira e, no final, o secretário-geral do PS disse ter-se tratado de uma reunião "bastante inconclusiva", alegando que PSD e CDS-PP não apresentaram qualquer proposta concreta.

No lado do PSD, Passos Coelho afirmou que os sociais-democratas e o CDS-PP querem acolher propostas do PS para obter um acordo sobre as linhas gerais do seu Programa do Governo e do Orçamento do Estado para 2016, sem traçar "linhas vermelhas".

Os três partidos marcaram, entretanto, novo encontro para terça-feira.

Na quarta-feira, o secretário-geral do PS esteve também já reunido com o PCP, num encontro onde o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, reafirmou a disponibilidade para viabilizar um elenco governativo socialista e impedir novo executivo da coligação PSD/CDS-PP.

Na segunda-feira de manhã, ainda antes do encontro com o Presidente da República, o secretário-geral do PS irá reunir-se com o Bloco de Esquerda. O encontro entre o PS e o BE esteve inicialmente marcado para quinta-feira de manhã, mas foi adiado para segunda-feira a pedido do partido coordenado por Catarina Martins para "permitir uma melhor preparação técnica para a reunião".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Guimarães
    11 out, 2015 Cartaxo 15:21
    Ao acima referido.Talvez seja ainda um homem jovem e que sabe pouco o que são ditaduras.Provavelmente nunca viveu numa.DEve estar enganado quanto a Cavaco.Sabe que foi Cavaco que abriu as televisões aos privados e abriu o País muito mais à democracia.Olhe mais agora,por exemplo ao Costa que quer ser 1º ministro sem ter votos.E os outros partidos à esquerda querem influenciar a governação ou até terem ministros sem o POVO lhes dar votos para isso! A isto é que se pode chamar DITADORES com manto de cordeiros.A politica é para gente séria e até ÁS VEZES se engana,como qualquer mortal.Mas CAVACO é sério e DEMOCRATA. E fez muito por Portugal.
  • Paulo Guimarães
    09 out, 2015 Caminha 23:31
    Cavaco está provado mais que provado sem nenhuma duvida com toda a verdade que é um autêntico ditador!!!!! Se fosse possível, não haveria mais eleições em Portugal, voltaria-mos ao modelo Salazarista o qual Cavaco tanto aprecia!!!...
  • Manuel Simões
    09 out, 2015 VNC 16:32
    Costa nem devia ir falar com o anibalzinho.
  • Agora
    09 out, 2015 Lx 15:39
    É que lhe vai dar uma reação vagal...
  • Tarde piaste!
    09 out, 2015 lis 14:46
    Só agora?...Para quem dizia que Cavaco era um institucional, estão bem enganados, ou então gostam de o estar!...

Destaques V+