Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

António Costa. Governo "esconde a real situação financeira do país"

16 out, 2015 - 20:50 • Carlos Calaveiras

Secretário-geral socialista confirma que PS, Bloco e PCP estão "a trabalhar para ter programa de Governo para a legislatura".

A+ / A-

O secretário-geral do PS acusa a coligação PSD/CDS de ter “deixado cair surpresas desagradáveis em cada reunião" com o PS. Sem revelar pormenores sobre esta revelação, António Costa disse, em entrevista à TVI, que "há um limite para se omitir e esconder a realidade" ao resto do país.

"Temos insistido muito com o Governo da necessidade de dar uma resposta cabal a toda a informação que solicitámos e que a não revelação de toda a informação que solicitámos, infelizmente, é um dos piores sinais da forma como a coligação tem estado a lidar connosco, o que, de facto, mina a confiança", disse Costa.

O líder socialista acrescentou que “as negociações” com a coligação de direita “estão a correr mesmo muito mal”. "A primeira [reunião] foi vazia e a segunda foi inconclusiva”, lembrou.

"O dr. Passos Coelho pôs fim a essas conversas", lembra. "Não tem cultura de diálogo e compromisso" e revela "falta de vontade de mudança efectiva de política".

"A trabalhar para ter programa de Governo para a legislatura"

O secretário-geral do PS afirma que socialistas, bloquistas e comunistas estão "a trabalhar para ter programa de governo para a legislatura".

Nesta entrevista de 50 minutos, António Costa, garante, no entanto, que um eventual futuro governo de esquerda estável vai sempre "cumprir as obrigações que Portugal tem": não vão ser postos em causa os "compromissos europeus".

Ao contrário do que se passa com a coligação PSD/CDS, à esquerda as negociações "estão a correr bem". O PS tem “encontrado soluções para as exigências" de Bloco de Esquerda e PCP, garante Costa.

Mas "o PS não quer ir para o poder a qualquer preço", assegura. “Se o PSD conseguir ter uma solução maioritária no Parlamento, ninguém põe em causa a legitimidade para governar. "

"Só serei primeiro-ministro se houver maioria na Assembleia da República que apoie Governo liderado por mim", acrescenta. "Nunca escondi, em caso de não haver maioria absoluta, a hipótese de haver Governo com BE e PCP.”

Costa insiste que parece ser o PS que está em condições de “formar um Governo estável", mais do que a direita. No entanto, o líder socialista reafirma que o seu partido não chumba um Governo “sem uma solução alternativa” porque o importante é "a estabilidade".

Governo de gestão é má opção

António Costa considera que um "Governo de gestão até Abril" não seria saudável e, por isso, lembra que defendeu a antecipação das legislativas. "Seria péssimo para o país, um desastre. Portanto, não vejo nenhuma boa razão para que se fique perante essa solução".

O secretário-geral socialista falou também sobre os mercados financeiros, depois de vários dias em que se avançaram teorias sobre os efeitos que as movimentações à esquerda teriam junto dos investidores. Segundo Costa, os mercados "estão serenos e tranquilos".

Quanto à vida interna do PS, o líder do partido diz que nada o está a incomodar, considerando legítimas as dúvidas de alguns socialistas em relação às negociações em curso com BE e PCP. "Serão os órgãos do PS a decidir", mas "as preocupações não têm razão de ser".

"Passam a vida a anunciar a morte política, mas estou concentrado em cumprir o meu mandato", disse o líder socialista. "Há diferentes pontos de vista e é isso que dá força ao PS.”

Costa não quis comentar a libertação de José Sócrates, decidida esta sexta-feira, garantindo que não tem falado com o ex-governante. "Não comento decisões judiciais qualquer que seja o seu conteúdo, é uma regra que tenho imposto a mim próprio.”

[Actualizado às 22h43]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 22 out, 2015 12:28
    O pS deve formar governo só e só se houver acordo com o PSD que são os dois partidos mais votados.
  • A preocupação
    18 out, 2015 lis 18:48
    e a desorientação desta direita, assenta na previsivel desagregação da coligação e no início da saída da gataria do saco dos PSDs, se ficarem sem governo, isto é sem o poder! O Passos seguirá para um lugar lá fora oferecido pelos serviços prestados e o mesmo se passará com Maria Luís, que poderá vir a ser companheira do Vítor Gaspar...Os restantes são tropa que por ais ficarão a intrigar e a insinuar, instalados nos seus escritórios de advogados tentando abichar uns pareceres de negociatas. O Portas será irrevogavelmente remetido para 5º lugar no Parlamento e as hostes continuarão a aceitá-lo, porque não têm alternativa? O Nuninho é demasiado arrogante para não aceitar ser ultrapassado pela Cristas, que como se viu na última entrevista na TVI, também não lhe fica atrás em soberba e como picareta falante! Um completo desespero! Claro que, tudo isto, pode ser adiado, se o padrinho Cavaco, quiser deixar o país em águas de bacalhau!...
  • Ó Carlos Pimentel
    18 out, 2015 lis 18:44
    Não será muito dificil!...Acredite!
  • Assunção Cristas - 0
    18 out, 2015 Lx 09:20
    Não posso deixar de comentar o que para mim foi um lamentável comportamento da Dra. Assunção Cristas, no jornal das 20h da TVI, este Sábado. A sua postura, de uma total indelicadeza e falta de boas maneiras, na entrevista que lhe estava a ser feita, foi de bradar aos céus. Manifestou total desrespeito pela jornalista que tinha á frente, que nem a deixava falar. Apesar do tom de voz inadequadamente elevado, confesso que não ouvi metade do que a senhora ministra disse. A minha estupefação pelo descontrolo nervoso da senhora era tal, que fiquei presa ao televisor de queixo caído...e a pensar "isto nem na praça mais típica". Que falta de modos, que nem a Judite de Sousa a conseguiu controlar para se fazer ouvir. E é este tipo de gente que temos/tivemos a governar-nos.
  • Carlos Pimentel
    17 out, 2015 Lisboa 19:45
    Esta afirmação é muito grave.Este costa tem que provar o que diz e a coligação tem que o processar se nada houver nesta afirmação gratuita.E se de facto nada houver,os Portugueses vão ficar a saber que este homem é perigoso e capaz de tudo para ser 1º ministro.Pessoa assim só ao nivel de alguns politicos da América do Sul,Africa,Coreia do Norte etc,etc.Países onde palavra democracia e verdade não existem.Eu por mim acho este indivíduo um nojo como politico e como cidadão desta Pátria.A sua prática é de povos do 3º mundo e onde vale tudo para ficar com o poder. Perder eleições e querer transformar uma derrota em vitória só de gente sem vergonha.E quem não tem vergonha é capaz de tudo.Nos Países da Ásia há muita gente assim.Eu vivi em África e algumas pessoas oriundas da India eram dificeis de compreender quando falavam verdade e na maioria dos casos e principalmente em negócios o que diziam agora dez minutos depois era outra coisa.Habituei-me nos negócios com essa gente a ser tudo assinado e com testemunhas.Por isso o Presidente quando ouvir este personagem aconselho-o a obrigar este costa assinar um papel de algo que fique obrigado ele e seu partido.
  • Acordar
    17 out, 2015 Faro 15:51
    Como semi-analfabéto tenho alguma dificuldade em entender !!!!!!!!!! Então não foi o sr. que é acusado de roubar o povo que ganhou;assim sendo o meu povo está doente ou sentiu algo que já á muito não sentia para dár continuidade a quem dizem ter feito tanto mal Penso que o povo viu o que alguns teimam em não ver ou seja indícios de viragem e que transmite (transmitia )confiança aos investidores o que seria o mesmo que criar postos de trabalho e por ai adiante mas claro que ninguém gosta de sacrifícios o que para muita gente foi e continua a ser dramático famílias desempregadas com filhos em idade escolar (fuminha meus amigos ) é terrível mas algo tinha de ser feito também eu estou nesse barco e estou com um medo terrível do sô Costa pois está já a deitar os sacrifícios que fizemos por água abaixo Peço ao sô Costa que valorize o que foi feito pois os Portugueses já o fizeram e se deixe de promessas das quais já estamos fartos e pense no povo Acabe com essa sede de poder contribuindo para o entendimento a fim de salvarmos o País da situação para a qual nos está a empurrar ou seja DESASTRE
  • Português de Braga
    17 out, 2015 Braga 09:55
    Defendo que o melhor para acabar com esta " Brincadeira do Costa, PISCA - PISCA " será realizar Eleições Antecipadas.
  • Pedro Cabral
    17 out, 2015 Portugal 09:52
    "Governo "esconde a real situação financeira do país""Oh Sr Costa não há nenhum português que não conheça a realidade financeira do País com excepção, claro está, do Sr.e do seu amigo dos Açores.Este "modus operandis" de fazer política é primária e do século passado. Mudando de assunto o outro dia tomei café com um amigo marciano que me confidenciou a composição do próximo governo de Costa: PM-Carlos César(a lapa); M. dos Negócios Estrangeiros- Jerónimo de Sousa; M.das Finanças-Mariana Mortágua; M. da Administração Interna-Capoulas Santos; M. do Trabalho-Arménio Carlos;M. Da Justiça-José Sócrates;M. da Agricultura-Aloísia Apolónia;M. Da Cultura-Catarina Martins; M. da Saude-Almeida Santos; M. Do Desporto; o independente Bruno de Carvalho ,,,etc. Quanto mais Costa nega a realidade mais se enterra e com ele o PS , o Bloco e o PCP.
  • Em Marte
    17 out, 2015 Lisboa 09:49
    Oh Dr. António Costa! Olhe que não é isso que diz Jerónimo de Sousa, nem é isso que se lê no "Avante". Orçamento como o programa actual do PS o perspectiva, para Jerónimo de Sousa e o PCP, NEM PENSAR. E as medidas do PS seriam analisadas pelo PCP, UMA A UMA. O Dr. António Costa está tão desesperadamente em Marte que nem presta atenção ao que Jerónimo de Sousa diz? É que Jerónimo de Sousa, ao contrário do Dr. Costa, não está a brincar aos joguinhos do Sr. Varoufakis! Jerónimo de Sousa não "come" os cálculos e as medidas do Dr. Centeno. Nem o BE.
  • Zé-Povinho
    17 out, 2015 Lisboa 09:35
    O PS, não formando governo, poderá capitalizar votos, pois foi isso que o povo escolheu, não dar maioria à coligação, para que parem de abusar do poder! O PS, deverá gerir do Governo e explicar bem aos Portugueses, os chumbos às intenções da coligação, conforme vai decorrendo a governação da coligação, os Portugueses perceberão no PS o efeito de "polícia" que protege o povo, da fúria desmesurada e insensível socialmente, por parte da coligação e se por ventura o governo cair antes do tempo, os Portugueses terão percebido que o PS foi o bom tutor, que esteve ali, na oposição, a defender o povo. Ganhará votos!

Destaques V+