Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa: Passos apresentou-se “displicente” e “sem propostas"

17 out, 2015 - 09:45

Numa carta enviada sexta-feira ao presidente do PSD, secretário-geral socialista critica "ocultação de informação" durante as negociações e apresenta oito páginas com os “pontos essenciais dos objectivos do PS ausentes da proposta” da coligação.

A+ / A-

António Costa não poupa nas críticas à coligação Portugal à Frente na carta que enviou, na sexta-feira, a Passos Coelho com as condições do PS para um eventual entendimento político com os partidos de direita.

No documento, a que o “Público” teve acesso, o líder socialista diz que o primeiro-ministro se apresentou nas negociações “displicente” e “sem propostas”.

O secretário-geral do PS acusa ainda coligação de falta de transparência e de ocultar informação durante as conversações.

Apesar do tom nada amigável, António Costa não fecha totalmente a porta ao diálogo com o PSD e com o CDS: das 14 páginas da missiva, oito correspondem a pontos considerados essenciais pelo PS.

Entre outras propostas, os socialistas querem acabar com os cortes extraordinários de salários do Estado até 2017, a redução do IVA da restauração para 13% e reestruturar os escalões do IRS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jogo fingido
    18 out, 2015 lis 20:08
    andamos todos a levar desde há 4 anos, com a economia do sucesso...Vamos ver é quando saem cá para fora os esqueletos dos armarios, da Maria Luis e de outros ministerios! Entreguem mas é o OE à Europa que já estão em falta! Ou estão a protelar a entrega, devido ao orçamento rectificativo (mais um a somar aos outros oito dos anos anteriores), que precisam de fazer por não term cumprido os objectivos e haver buracos orçamentais? Parece que a fábula da ovelha de que fala o comentador e aficionado da coligação, João Lopes, é precisamente ao contrário!...
  • Eborense
    18 out, 2015 Évora 14:58
    Sr. Costa. O Sr. deverá ocupar o lugar que ganhou por direito próprio, ou seja, um lugar na oposição.
  • B.V.
    18 out, 2015 Lisboa 14:37
    Costa desesperado, para controlar os opositores internos, continua a alimentar esta triste novela... Perdeu, devia viabilizar o governo da coligacao, ja que nao quer entrar para o governo como numero 2 ou 3. Devia tambem demitir-se, mas anda tao agarrado ao seu lugar que duvido.
  • Eborense
    18 out, 2015 Évora 14:37
    o Sr. Costa pensa que faz com o Dr. Passos Coelho, o mesmo que fez com o Dr. Tozé. "sai daí para eu entrar".
  • João Lopes
    18 out, 2015 Viseu 12:21
    A coligação fez bem em acabar com o jogo fingido de António Costa. Faz lembrar a história em que o lobo, para ter uma justificação para a matar, acusa a ovelha de lhe ter sujado a água...
  • Não me venham dizer
    18 out, 2015 Lx 09:57
    Não me venham dizer que Portugal está melhor. E que o governo de Passos é sólido e está a fazer um bom trabalho, pelo país. Não acredito! Estão constantemente a sair notícias que deitam por terra esses alegados resultados. É uma tristeza ver os telejornais hoje em dia - É só fome, dor, miséria, violência de toda a ordem fomentada pela pobreza instalada; a generalidade das pessoas a passarem grandes dificuldades.... Claro que depois também aparecem notícias de que os bens de luxo estão a aumentar as vendas. Pois é, é a politica que temos! Não duvido que António Costa esteja também a aproveitar esta oportunidade, para fins pessoais (para se limpar da apatia e falta de "estudo" que revelou nos debates, na campanha, e que lhe saíram muito caro). Mas o que é certo é que, a meu ver, a politica da Coligação desgraçou o país. E, como já várias pessoas, de diferentes quadrantes, o vieram avisar, na comunicação social, eu também acredito que as "contas" que este governo de Passos tem apresentado, não são o que dizem. Aliás, acredito mesmo que estão manipuladas. E eles estão a tentar safar-se uns aos outros, por causa do tacho e para fins pessoais de progressão na carreira política (é só ver como Maria Luís Albuquerque se "pavoneia" e "baixa a cabeça", em reuniões com a Europa. É revoltante! ). Temo que, quando (se) o governo mudar, as bombas comecem a aparecer. E, sejamos nós de esquerda ou de direita, todos vamos pagar!
  • Sandra Silva
    17 out, 2015 Cascais 16:15
    Eu faria o mesmo.Discutir com oportunistas e vigaristas é melhor ficar em casa.
  • Eborense
    17 out, 2015 Évora 15:54
    Quem é que o Sr. Costa irá apoiar para a Presidência da República? o Edgar Silva ou a Marisa Matias? Para o Sr. Costa, não vai ser fácil decidir
  • Filipa
    17 out, 2015 Lx 12:55
    Que Costa perdeu, é verdade, mas daí a ter o país contra ele vai uma grande distância. Eu, p.e. em 2011 votei Passos, e em 2015 votei Costa. Se eu considero Costa ideal para 1º ministro? Não! Se eu vejo que ele anda a fazer jogos, mais por questões pessoais que pelo país, para safar a pele, depois de ter sido "poucochinho" durante a campanha? Sim! Mas aqui o cerne da questão é que eu não gostei da política de Passos Coelho. E tenho a convicção que a mesma (politica) fomentou enormes desigualdades sociais, com a forma como aplicaram a austeridade (que era necessária). Para mais, com as confusões que estão sempre a vir "á baila" de supostas manipulações nos ditos "bons" resultados da coligação; das contradições em que Passos Coelho entrou, antes e depois de ser eleito; das confusões mal explicadas sobre a sua situação irregular com a segurança social, confusões da tecnoforma etc...para mim, já não lhe dou mais o beneficio da duvida, porque são muitas coisas mal explicadas.... E o que se vê e saírem noticias como as duas de ontem, aqui na RR, em que dizem "Famílias mais pobres perderam 24% do rendimento durante a crise" e "A grande lição que se pode tirar sobre este período de austeridade é que, claramente, nós tivemos um retrocesso das políticas sociais”. Passos nunca mais! Venha Costa provar o que vale! Pior não há de ser.
  • CAMPOS
    17 out, 2015 BRAGA 11:47
    O Sr. Costa faz politica do passado, não tem em atencão o estado economico do pais, sò critica, ajude mas o pais com propostas positivas, o Pais prcisa agora de um Governo sòlido e sò um PS/PSD-CDS è capas de fazer frente \as dificuldades que o pais tem.todos voces puzeram o Pais no estado em que se encontra, juntem-se e fcam algo construtivo,o tempo de se atirar pedras ao vizinho.Jà passou assim como comentarios de pessoas que ja estão com idade muito avancada e os jornalistas a darem ouvidos a eles. Juntem-se ajudem Portugal e o nosso Povo. AJUDA DE TODOS E PARA TODOS PRECISA-SE

Destaques V+