Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSD rejeita “simulacros negociais”. Carta de Costa “não é um caderno de encargos"

17 out, 2015 - 13:53 • Susana Madureira Martins

Depois de o líder socialista ter acusado a coligação de estar a esconder informação sobre as contas do país, o PSD garante que nada justifica essas declarações e acusa o PS de pouca vontade para construir uma alternativa.

A+ / A-

O vice-presidente social-democrata, Marco António Costa, declarou esta segunda-feira que a carta enviada por António Costa a Pedro Passos Coelho “não se trata de um caderno de encargos” e sublinhou que, embora a coligação esteja disposta a uma negociação “séria”, não está disponível “para simulacros negociais”.

Depois de o líder socialista ter acusado a coligação Portugal à Frente (PaF) de estar a esconder informação sobre as contas do país, o PSD garante que nada justifica essas declarações e acusa o PS de pouca vontade para construir uma alternativa.

Marco António Costa lembra que esteve nas duas reuniões entre a PaF e o PS e acusa Costa de estar a criar a ideia artificial de que as negociações só correm bem com os partidos da esquerda. O PS já foi “convidado” a “abandonar a artificialidade”, frisou.

Sobre a reunião entre a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o coordenador do cenário macroeconómico do PS, Mário Centeno, o dirigente social-democrata garante que foram dadas todas as informações pedidas.

“Estou deveras surpreendido com as afirmações [de António Costa] ”, declarou, acusando Costa de estar a adoptar uma “postura de Estado” em não querer revelar a base destas “insinuações graves, que tentam lançar dúvidas infundadas sobre as contas públicas portuguesas”.

“O PS quer forçar a utilização do seu programa como programa base. O programa que venceu as eleições não foi o do PS. Há muitas dúvidas sobre os números que apresentava e que ainda hoje são mistério para esmagadora maioria dos portugueses”, afirmou Marco António Costa.

Em segundo lugar, disse o social-democrata, a carta “nem sequer apresenta a contraproposta que permitisse a coligação sentar se a mesa com o PS de forma séria”.

Em conferência de imprensa em Lisboa, Marco António Costa garantiu que o partido vai responder à carta que o PS enviou na sexta-feira, tendo em conta este “três vícios” que a coligação encontrou na missiva socialista: querer forçar um programa, criar uma artificialidade em torno das negociações e ainda colocar em causa a transparência das contas públicas do país.

Numa carta enviada sexta-feira ao presidente do PSD, o secretário-geral socialista critica "ocultação de informação" durante as negociações e apresenta oito páginas com os “pontos essenciais dos objectivos do PS ausentes da proposta” da coligação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ao eborense
    18 out, 2015 lis 14:35
    A preocupação é da completa desagregação da coligação e o início da saída da gataria, do saco dos PSDs. O Passos seguirá para um lugar lá fora oferecido pelos serviços prestados e o mesmo se passará com Maria Luís, que poderá vir a ser companheira do Vítor Gaspar...Os restantes são tropa que por ais ficarão a intrigar e a insinuar, instalados nos seus escritórios de advogados tentando abichar uns pareceres de negociatas. O Portas será irrevogavelmente remetido para 5º lugar no Parlamento e as hostes continuarão a aceitá-lo, porque não têm alternativa? O Nuninho é demasiado arrogante para não aceitar ser ultrapassado pela Cristas, que como se viu na última entrevista na TVI, também não lhe fica atrás em soberba e como picareta falante! Um completo desespero! Claro que, tudo isto, pode ser adiado, se o padrinho Cavaco, quiser deixar o país em águas de bacalhau!...
  • Este personagem
    18 out, 2015 lis 13:55
    Não anda a ser investigado por negocios escuros de centenas de milhões, na Câmara de Gaia? Já tarda em serem investigados! Ou será isto um simulacro?...
  • Eborense
    17 out, 2015 Évora 15:58
    Não sei o porquê de tanta preocupação dos partidos da Coligação. Deixem o Sr. Costa aliar-se aos amigos Bloquistas e Comunistas, porque isso só durará 6 meses. Antes de irmos de férias já o PSD/CDS estará novamente a governar com maioria absolutíssima.
  • Marcolino
    17 out, 2015 Gaia 15:27
    Este "Marquinho" Xico Esperto (consta-se que enriqueceu muito de um dia para o outro), não está preso porquê? Este rapazola é o protótipo mais que perfeito do "xico espertismo" Português!
  • Paulo
    17 out, 2015 vfxira 14:06
    Continuo a aguardar noticias da Justiça referente ás actrividades deste BIG MAC.

Destaques V+